Cidade

Congresso Nacional de Coloproctologia reúne especialistas em Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-11-2013

Nos dias 21 e 22 de Novembro, no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, especialistas nacionais e internacionais debatem inovações no diagnóstico e tratamento das patologias do Cólon, Recto e Ânus, doenças que continuam a ser estigmatizantes e muitas vezes subestimadas pela maioria dos Portugueses.

PUBLICIDADE

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPC), o Congresso tem como objetivo abordar os novos desafios nesta área da medicina, nomeadamente ao nível do diagnóstico e do tratamento por via minimamente invasiva.

De acordo com o médico João Pimentel e presidente do Congresso, um dos temas em destaque será o da incontinência fecal, uma condição debilitante e altamente incapacitante e que na maioria das vezes continua a ser tabu, uma vez que os doentes não revelam o problema aos seus médicos ou procuram ajuda especializada.

PUBLICIDADE

Neste âmbito, haverá uma mesa-redonda sobre as técnicas mais inovadoras nesta área, nomeadamente a estimulação nervosa sagrada.

Outros temas em destaque serão a Doença Inflamatória Intestinal – Doença de Crohn e Colite Ulcerosa – e o carcinoma do recto.

PUBLICIDADE

publicidade

No decorrer do evento haverá ainda lugar para apresentação de casos clínicos, vídeos, comunicações orais e posters. A excelente qualidade dos trabalhos enviados é, por si só, garante do elevado nível científico da reunião.

A incidência das Doenças Coloproctológicas tem vindo a aumentar nos últimos anos, sobretudo nos países industrializados, devido aos hábitos alimentares, aos fatores ambientais e a estilos de vida mais sedentários. Em Portugal, registou-se um acréscimo da frequência e da gravidade destas doenças, especialmente na última década, pelo que a Coloproctologia se tornou, também entre nós, uma especialidade forte, sólida, de identidade reconhecida. A sua individualidade, desde há muito aceite nos EUA, mais recentemente no Reino Unido e Australásia, é hoje uma realidade no espaço Europeu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE