Coimbra

Confraria da Matança do Porco contra o fundamentalismo da ASAE visita Templo Universalista

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-10-2016

 

PUBLICIDADE

A Real Confraria da Matança do Porco vai realizar o seu VIII Capítulo, com uma novidade no programa, a visita ao Templo Ecuménico Universalista, no dia 30 de Outubro.

unnamed-20

PUBLICIDADE

À semelhança dos anos anteriores, este VIII Capítulo integra o “Desjejum e Recriação da matança tradicional” a decorrer no Parque Biológico da Serra da Lousã, logo pelas 9:00.

A cerimónia de entronização dos 6 novos confrades decorrerá em concomitância com a recriação da matança tradicional.

PUBLICIDADE

publicidade

Até lá, os confrades poderão ir à missa, e visitar o Templo Ecuménico Universalista, em Miranda do Corvo inaugurado a 11 de Setembro passado com a presença do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita e dos principais líderes nacionais de várias religiões.

O “Jantar da Matança” começará às 14:30 no Hotel Parque Serra da Lousã, privilegiando a integração dos produtos Terra Solidária.

Terra Solidária é marca nacional da Fundação ADFP, e designa a produção da organização em vinhos, mel, compotas, e mais recentemente, queijos e fumeiro.

O custo de participação no Capítulo, por pessoa, é de 25 €, sendo que 10% da receita revertem para a valência de apoio a crianças e jovens “em família”.

O líder da ADFP salienta que “Nunca é demais lembrar as origens da Real Confraria da Matança do Porco, que surgiu para lutar contra o fundamentalismo da ASAE, que na altura pretendia acabar com a matança do porco tradicional.

 “A ASAE pretendia impedir práticas culturais em Portugal, como a da matança. Foi para enfrentar esse fundamentalismo que nasceu a Confraria, em defesa da matança como festa pagã, e que só pode ser efetuada por religiões em que se come carne de porco”, disse então Jaime Ramos por ocasião do VII Capítulo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE