Região

Confraria da Lampantana tem quatro novos confrades. Saiba quem são

António Alves | 12 meses atrás em 14-05-2023

O selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, e o nadador do Benfica, Diogo Ribeiro, são os novos “caçoilos” de honra da Confraria da Lampantana. A entronização teve lugar este domingo em Mortágua numa cerimónia onde Isabel Abreu e Maria Felismina se tornaram “caçoilos efetivos” da confraria.

PUBLICIDADE

Perante quatro dezenas de confrarias de todo o país, a confraria mortaguense decidiu homenagear o técnico que vai comandar a seleção nacional feminina no Mundial da Nova Zelândia. Natural de Mortágua, Francisco Neto viveu neste concelho até aos 12 anos, altura em que por motivos profissionais dos pais teve de se mudar para a capital de distrito, Viseu.

Uma situação que não lhe agradou, mas como confessou no Centro Cultural local levou-o a “gostar ainda mais desta terra”. “Digo, com bastante orgulho, que sou de Mortágua”, afirmou, antes de oferecer uma camisola da selecção nacional feminina assinada por todas as atletas que participaram no play-off de apuramento para o Mundial da modalidade.

PUBLICIDADE

Veja o Direto NDC com Francisco Neto

 

PUBLICIDADE

publicidade

O outro homenageado da manhã de domingo foi o nadador do Benfica, Diogo Ribeiro. Com ligação a Mortágua por parte da mãe – local onde a progenitora nasceu -, o atleta que passou por clubes como a Fundação Beatriz Santos, CNAC e Clube União 1919 é uma das referências atuais do desporto nacional não esteve presente na cerimónia por se encontrar em estágio na Turquia.

O diploma e a fita com o caçoilo foram recebidas pelo avô de Diogo Ribeiro que agradeceu em nome do neto as palavras de elogio e a homenagem que lhe foi prestada. Antes dos caçoilos de honra foram entronizadas Isabel Abreu e Maria Felismina como Caçoilos Efetivos da Confraria da Lampantana.

O Capítulo contou com as intervenções do Caçoilo-Mor da confraria, Carlos Jorge; o presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Alcides Nóbrega, e o presidente da câmara de Mortágua, Ricardo Marques. A animação musical esteve a cargo de Jorge Rodrigues, cantor de Mortágua. Houve ainda tempo para apresentar um vídeo promocional do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE