Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Conferência Episcopal regozija-se com reconhecimento pelo Papa das “virtudes heroicas” do Padre Américo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019
 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) regozijou-se hoje com o reconhecimento pelo Vaticano das “virtudes heroicas” do Padre Américo, fundador da Obra da Rua/Casa do Gaiato.

PUBLICIDADE

“Trata-se de um passo importante rumo à beatificação deste gigante da caridade, grande educador português, místico do nosso tempo, precursor do II Concílio do Vaticano, artista da palavra e servidor dos pobres”, considera a CEP numa nota hoje publicada.

PUBLICIDADE

publicidade

No documento, a CEP recorda que em 2006, por ocasião do centenário da morte do Padre Américo, os bispos “acentuaram a importância da sua experiência pedagógica”.

“A todos os portugueses, decerto preocupados com os atuais problemas da educação e com o número porventura crescente de crianças em situação familiar de risco e desamparo, lembramos que a experiência pedagógica do Padre Américo continua um manancial a integrar em formas adaptadas às instituições sociais mais recentes. Que Deus nos ajude a recolher as suas riquezas, validamente pedagógicas e profundamente cristãs”, escreveram, então, os membros da CEP.

PUBLICIDADE

A Conferência Episcopal adianta na nota de hoje que, “chamado e conhecido carinhosamente por Pai Américo, este padre diocesano, amigo de Deus e dos Pobres, há muito ’santo no coração do povo português’, é uma referência que ajudará a despertar a sociedade e a Igreja para a maior atenção aos pobres”, num tempo “marcado pela urgência da Caridade e da Misericórdia”.

O Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do Padre Américo, fundador da Obra da Rua, passo decisivo no processo com vista à beatificação, anunciou hoje o Vaticano.

A publicação do decreto sobre as virtudes heroicas foi autorizada pelo Papa Francisco após uma audiência com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, na quarta-feira, informou hoje a agência Ecclesia.

O reconhecimento das “virtudes heroicas” é necessário no processo para a beatificação – iniciado em 1986 – ficando a faltar o reconhecimento de um milagre atribuído à intercessão do Padre Américo.

Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como padre Américo, nasceu em Galegos, concelho de Penafiel, em 1887, e faleceu no Hospital de Santo António, no Porto, em 1956, tendo instituído a Obra da Rua em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com