Economia

Confederação quer que Governo repense lei sobre contratação de pessoas com deficiência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-10-2020

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) quer que o Governo repense as quotas e prazos definidos para os setores público e privado para contratação de pessoas com deficiência, disse hoje o presidente da delegação Norte.

PUBLICIDADE

“As quotas ainda estão muito aquém do desejável. Também há uma discriminação por falta de informação. Simplesmente não se questiona a qualidade das pessoas e o quanto podem ser válidas e contribuir. E, se todo o universo do desemprego se agravou por causa da pandemia, para estas pessoas a situação ainda piorou mais”, disse à agência Lusa o presidente da delegação Norte da CNOD, Jorge Gouveia.

PUBLICIDADE

No que se refere ao setor público, o decreto-lei atual sobre este tema define que em todos os concursos em que o número de lugares seja igual ou superior a 10, é obrigatoriamente fixada uma quota de 5% a preencher por pessoas com deficiência.

Nos concursos em que o número de lugares seja inferior a 10, mas igual ou superior a três, tem de haver um lugar para uma pessoa com deficiência.

PUBLICIDADE

publicidade

Já em concursos públicos para duas vagas, as pessoas com deficiência têm preferência em igualdade de classificação.

“Já seria pouco e nem isto está a acontecer”, critica Jorge Gouveia.

Quanto ao setor privado, a lei portuguesa determina que os empregadores de empresas com 75 a 100 trabalhadores tenham um período de transição de 05 anos para cumprir a quota de 1%.

As empresas com mais de 100 trabalhadores têm um período de transição de 04 anos para atingir a quota de 2% de trabalhadores com deficiência.

“É um período de tempo muito grande. O Governo estabelece prazos de transição muito alargados e muitas empresas não cumprem o que está estipulado na lei”, analisa o presidente da CNOD Norte.

Também preocupado com os efeitos que a pandemia da covid-19 está a ter na situação laboral e no rendimento de pessoas com deficiência, Jorge Gouveia quer “medidas urgentes” e que “as empresas sejam informadas mais e melhor sobre os apoios e as vantagens da contratação” nestas situações.

“Da pesquisa e estudos que fizemos constatamos que entre março e abril o desemprego a nível nacional acentuou-se 14,9%. No caso das pessoas com deficiência o número é assustador: 60,5%”, disse o presidente da CNOD Norte.

Para “dar visibilidade” a esta matéria, a CNOD está a promover debates com a participação de várias entidades como a Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Autoridade para as Condições do Trabalho, em várias cidades do país.

Depois de uma sessão em Coimbra “no início de outubro”, para hoje estava agendado um no Porto e “em breve” serão realizados em Braga, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Viseu, avançou Jorge Gouveia.

“Pretende-se informar as empresas e entidades empregadoras sobre a lei e esclarecer dúvidas dos empregadores sobre apoios para as pessoas com deficiência (…). Claro que são sessões que decorrem tendo em conta todas as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, em auditório com condições para permitir distanciamento [social] entre pessoas”, frisou o dirigente.

Jorge Gouveia apontou que será preparada uma compilação de todos os debates para entregar aos grupos parlamentares e ao Governo de forma a “sensibilizar para os problemas das pessoas com deficiência e exercer pressão”.

A CNOD representa 36 organizações de pessoas com deficiência, englobando todos os tipos de deficiência: mental, motora, sensorial e orgânica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE