Região

Condomínio das Aldeias apoia gestão florestal na Serra da Lousã

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 19-03-2021

O projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta” está a decorrer em povoações da Serra da Lousã, para reduzir o risco de incêndio, anunciou hoje a Câmara da Lousã.

PUBLICIDADE

O Condomínio de Aldeias consiste num “programa de proteção aos aglomerados localizados na interface urbano/florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos”, refere o Município da Lousã em nota de imprensa hoje divulgada.

A iniciativa visa ajudar a reduzir o “risco de incêndio” e a promover a “proteção de pessoas e bens”, sublinha a autarquia, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto, financiado pelo do Fundo Ambiental, envolve um investimento de cerca 50 mil euros, especifica a Câmara.

As intervenções ocorrerão nas aldeias do Vaqueirinho, Talasnal, Catarredor e Casal Novo.

PUBLICIDADE

publicidade

No caso de Vaqueirinho, será implementada uma “faixa de 100 metros em torno da aldeia, através da gestão de combustíveis”, explicita a câmara.

Nas aldeias do Talasnal e Catarredor, serão construídos muros, visando a “estabilização de socalcos, sendo que no acesso ao Talasnal está também em curso uma ação de controlo de espécies invasoras, estando prevista a plantação de cerca de 300 castanheiros”.

O projeto emvolve ainda trabalhos em sistemas de drenagem e pontos de água, no Talasnal, e, no Casal Novo, intervenções nos tanques existentes.

No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), serão feitos trabalhos de implementação/renovação das faixas de gestão de combustível no espaço florestal do concelho, nomeadamente na Serra da Lousã, conclui a Câmara.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE