Coimbra

Condeixa reedita obra de Fernando Namora a caminho do centenário

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-11-2016

A caminho das comemorações do centenário do nascimento de Fernando Namora, que se cumpre em 2019, é apresenta esta quarta feira, dia 23 de novembro, em Condeixa, a reedição do livro “Retalhos da Vida de Um Médico”, da autoria do escritor.

PUBLICIDADE

unnamed-5

A sessão de apresentação, marcada para as 18:30, na Pousada Condeixa-Coimbra, contará com a participação de António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde, José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, António Pedro Pita, presidente da Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora, Zeferino Coelho, editor da Caminho, Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Liliana Pimentel, vice presidente e vereadora da Cultura da autarquia condeixense.

PUBLICIDADE

A reedição da obra, publicada em 1966 e que conta as experiências vividas pelo autor enquanto médico no interior do país, constitui a primeira etapa de um objetivo mais ambicioso, o de colocar no mercado a obra de Fernando Namora, como um todo, justificado com dimensão nacional e internacional que o escritor atingiu.

A iniciativa partiu da Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora, instituída em 2015 para, como o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, preparar o programa comemorativo do centenário de nascimento de Fernando Namora que se assinala em 2019, altura em que será lançada uma Biografia sobre o escritor.

PUBLICIDADE

publicidade

“Na passagem dos cem anos do seu nascimento, Condeixa, sua terra natal, não poderia deixar de lembrar e homenagear um dos maiores nomes da literatura portuguesa, tratando de apoiar e promover todas as acções que valorizem a obra de Fernando Namora, recolocando-a no lugar de destaque que merece”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A Comissão Cultural da Casa Museu Fernando Namora, encarregue do programa das comemorações, é presidida por Miguel Namora Barros e integra ainda António Pedro Pita na presidência da Assembleia Geral.

Para os próximos dois anos que antecedem o centenário do nascimento do médico e escritor estão já a ser preparadas iniciativas de celebração dos aniversários do escritor e da abertura da Casa Museu Fernando Namora, a 15 de abril e 30 de junho, respetivamente, para as quais serão convidados nomes importantes ligados à literatura, à medicina e à pintura.

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de abril, na casa onde hoje se reconstituiu o seu escritório e se conservam os seus objectos pessoais. Com uma extensa produção literária, reuniu géneros tão diversos como o romance ou a poesia, a novela ou a biografia, com destaque para as narrativas dos cadernos de um escritor. Alguns dos seus livros foram adaptados ao cinema e traduzidos em diversas línguas.

Em sua homenagem foi instituído pela Estoril Sol o Prémio Literário Fernando Namora que é entregue anualmente a uma obra de ficção de autor português.

Ainda recentemente, no passado dia 9 de novembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à cerimónia de entrega dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, referentes a 2015, respectivamente, a Teolinda Gersão e a Ricardo Fonseca Mota pelos seus romances “Passagens” e “Fredo”.

A cerimónia decorreu no Auditório do Casino Estoril e contou com as presenças de Margarida e Sofia Namora, respetivamente, filha e sobrinha de Fernando Namora, além do presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, da vereadora da Cultura, Liliana Pimentel e ainda de representantes da ComissãoCultural da Casa Museu Fernando Namora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE