Coimbra

Condeixa recebeu jovens de cidades geminadas em Festival da Juventude

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-09-2016

 

PUBLICIDADE

O município de Condeixa-a-Nova promoveu, recentemente, o Festival da Juventude organizado anualmente em regime rotativo pelos municípios geminados de Bretten (Alemanha), Longjumeau (França) e Pontypool (País de Gales).

unnamed (18)

PUBLICIDADE

O encontro reuniu jovens condeixenses e daquelas localidades com quem Condeixa mantém protocolos de geminação que, durante uma semana, tiveram a possibilidade de participar nas diversas atividades de caráter desportivo e cultural promovidas e perceber a dinâmica que se encontra associada a este tipo de parcerias.

“Com a realização de eventos desta natureza pretende-se promover a inclusão de novas pessoas no contexto dos protocolos de geminação que possam vir a contribuir com novas ideias e inteirar-se da importância do trabalho que tem vindo a ser efectuado ao longo destes últimos 31 anos”, salienta Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, município anfitrião.

PUBLICIDADE

publicidade

Das várias atividades desportivas e culturais realizadas destaca-se a pintura de um mural nas instalações da Escola Básica do 1º ciclo Nº3, que pretende perpetuar o Festival da Juventude de Condeixa e divulgar junto da comunidade escolar aquele evento, procurando estimular o envolvimento de pais e alunos nas relações que o município mantém com as “cidades irmãs”.

Associado a este encontro decorreu ainda uma conferência em que a organização desafiou os municípios participantes a fazer uma apresentação sobre o que os distingue do ponto de vista cultural/turístico, para promover a partilha de conhecimento sobre o trabalho que cada um efetua nesta área. Esta conferência/reunião teve lugar no auditório do novo Museu Multimédia PO.RO.S, a inaugurar brevemente, sendo que a Autarquia de Condeixa apostou no tema da romanização, cuja elaboração e apresentação ficou a cargo da Associação Amizade, entidade que colaborou na organização de todo o festival.

Com base nas apresentações que cada município efectuou ficou decidido que cada autarquia irá elaborar uma exposição itinerante que percorrerá cada uma das vilas que fizeram parte deste encontro, como forma de dar a conhecer as potencialidades culturais e turísticas que as distinguem.

Pela primeira vez procurou abrir-se este encontro à comunidade de Condeixa pelo que para marcar o encerramento do Festival da Juventude, os jovens de Condeixa, Bretten e Longjumeau apresentaram um pequeno espetáculo, no átrio exterior da Câmara Municipal, que contou com a presença de inúmeros condeixenses, nomeadamente dos pais dos alunos do Agrupamento de Escolas que este ano se encontravam a participar no festival.

Procurou-se com esta iniciativa, que contou com o apoio da União de freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova e do Clube de Condeixa, dar a conhecer os protocolos de geminação e a importância do trabalho que se efetua neste âmbito.

Refira-se ainda que foi alvo de recuperação o monumento alusivo às geminações que se encontra exposto no Parque Verde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE