Condeixa organiza no domingo via-sacra nas ruínas de Conímbriga

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-03-2018

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, organiza no domingo uma via-sacra ao vivo com mais de uma centena de atores e figurantes, que vai terminar nas ruínas de Conímbriga, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

conimbriga

Intitulada “Nos Caminhos Romanos”, a recriação dos últimos passos de Jesus Cristo inicia-se junto ao tribunal de Condeixa-a-Nova, com o julgamento do Pretório, e engloba nove estações da via-sacra, até à crucificação e ressurreição, que será representada dentro da antiga cidade romana, onde existe uma basílica paleocristã, que deu origem à Diocese de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Este é mais um passo no envolvimento da população na recriação dos últimos momentos de Jesus e de valorização do nosso património romano”, disse o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, em conferência de imprensa.

A recriação é organizada pelo município, União das Freguesias de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha e da Unidade Pastoral de Conímbriga.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o presidente da autarquia, esta iniciativa é mais um produto “cultural e turístico” que ajuda a explorar e a promover o tesouro, que são as ruínas de Conímbriga, o maior complexo arqueológico dos vestígios romanos em Portugal, classificadas como Monumento Nacional.

Trata-se de um evento que “será para ter continuidade” nos próximos anos, “uma vez que se antevê um grande sucesso, com muito público”.

“Uma via-sacra neste contexto e com este espaço não existe em mais lado nenhum”, frisou Nuno Moita.

O autarca queixou-se ainda de que entidades como o Turismo Centro de Portugal não “valorizem como merece” aquele espaço inserido no eixo da romanização, que por ano recebe quase 100 mil visitantes.

“Não existe nenhum canal aberto para fundos de promoção a Conímbriga na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e no Turismo do Centro”, lamentou Nuno Moita.

A via-sacra “Nos Caminhos Romanos”, numa extensão de 2,6 quilómetros, tem início no domingo às 18:00, junto ao Tribunal de Condeixa-a-Nova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE