Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Condeixa leva Museu PO.RO.S à BTL 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-03-2019

O município de Condeixa volta a apresentar-se na maior feira nacional do setor do turismo, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, que começou na quarta-feira e decorre até domingo na FIL, para promover um dos maiores tesouros culturais do país: Conimbriga e o museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó.

PUBLICIDADE

O município está representado com um stand inovador e criativo onde os visitantes são convidados a entrar num pequeno fórum romano (réplica da sala imersiva do Museu PO.RO.S) e a experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana.

PUBLICIDADE

publicidade

O stand encontra-se próximo da entrada do Pavilhão 2, numa área reservada à região de Coimbra, e tem, ainda, animação de “legionários” e outros figurantes e provas de degustação de escarpiada, doce tradicional de Condeixa, candidato às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’.

“A participação naquela que se anuncia como a maior edição de sempre da BTL [passou de 3 para 4 pavilhões] e onde se esperam 70 mil pessoas decorre de uma estratégia de promoção nacional e internacional iniciada há uns anos, que tem permitido afirmar Condeixa como destino de natureza, património e cultura, a pouca distância da capital de distrito e a meio caminho entre Lisboa e Porto”, refere Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

O autarca acrescenta que “através de diferentes brochuras bilingues iremos promover o nosso património, desde logo as Ruínas de Conimbriga e o Museu PO.RO.S. – Portugal Romano em Sicó, mas também a Reserva Natural do Paul de Arzila e as Buracas do Casmilo, a Casa-Museu Fernando Namora e o conjunto de palácios existentes no concelho, além da nossa gastronomia, de que se destacam a escarpiadas”.

Será ainda anunciada a próxima edição de uma das maiores recriações históricas romanas do país, o evento “O Vislumbre do Império” que irá decorrer no fim de semana de 15 e 16 de junho e onde se esperam cerca de dez mil espetadores.

Refira-se que o Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, inaugurado em 2017, é um espaço museológico singular, que se constitui como um importante recurso complementar a uma visita às Ruinas de Conimbriga, permitindo ao visitante melhor compreender a época romana através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

As Ruínas de Conimbriga, abertas ao público desde 1930, constituem hoje um dos mais importantes sítios arqueológicos da Península Ibérica, tendo sido consideradas pela agência de notícias norte americana Bloomberg como uma das “Sete Novas Maravilhas do Mundo”. Já antes o jornal britânico The Guardian as tinha referenciado como uma das dez “maravilhas arqueológicas” do mundo menos exploradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com