Região

Condeixa integra locais com formação nacional de 75.000 profissionais do turismo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 16-02-2022

O projeto Formação +Próxima, que se propõe capacitar 75.000 empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do setor do turismo até 2025, arranca na quinta-feira e abrangerá 50 autarquias do país, anunciou hoje o Turismo de Portugal.

PUBLICIDADE

O arranque do projeto será assinalado pelas 09:30 de quinta-feira, pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, na abertura da sessão ‘Personalização do Atendimento’, que decorre na Business Factory (Ericeira), em parceria com o município de Mafra.

As ações de formação seguintes realizam-se em Viana do Castelo, Armamar, Condeixa, Óbidos e Tavira e abordarão temas diversificados, como ‘Linhas de Apoio ao Financiamento’, ‘Boas Práticas de Higiene e Segurança’, ‘Atendimento’, ‘Valorização do Território’, ‘Planeamento e Gestão de Produtos Turísticos’, entre outras.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa do Turismo de Portugal conta, atualmente, com cerca de 50 autarquias aderentes em todo o país e tem como objetivo capacitar 75.000 profissionais do setor até 2025, “de forma gratuita e adaptada às necessidades locais de cada município”.

O projeto é dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do setor e pretende “contribuir para um maior conhecimento das autarquias e dos seus agentes, através de processos de ‘upskilling’ [novas competências] e ‘reskilling’ [requalificação] que contribuam para acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios”.

PUBLICIDADE

Segundo o Turismo de Portugal, propõe-se ainda “ser um instrumento de captação de talento, qualificando pessoas de outros setores e/ou desempregados que queiram ingressar no setor do turismo”.

O projeto é desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias, “enquanto agentes mais próximos das realidades locais e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar no território em que se inserem, com vista à capacitação na ‘arte da hospitalidade’ através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das ‘soft’ e ‘hard skills’”.

O Formação +Próxima é uma das iniciativas do Plano ‘Reativar o Turismo | Construir o Futuro’, que prevê diversas ações para estimular a economia e a atividade turística e permitir superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027.

O objetivo é “promover o turismo ao longo de todo o ano, em todo o território, e mantendo as pessoas – profissionais, turistas e residentes – no centro da estratégia e da ação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE