Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Condeixa incentiva munícipes a fazerem compostagem doméstica

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-12-2018

 

PUBLICIDADE

Com o objetivo de reduzir os resíduos indiferenciados e potenciar a reciclagem da matéria orgânica, o município de Condeixa-a-Nova lança o Projeto BIO VERDE, de incentivo à compostagem doméstica.

“A sustentabilidade ambiental constitui uma das prioridades que definimos para o orçamento deste ano e esta medida insere-se num conjunto de ações que visam tornar o município mais eficiente e mais amigo do ambiente. Apesar do aumento da reciclagem, a quantidade de resíduos indiferenciados que produzimos ainda é muito elevada e através da compostagem dos resíduos verdes a população estará a contribuir para uma redução da pegada ecológica”, sublinhou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto “Condeixa BIO VERDE” pretende colocar 200 famílias do concelho a compostar, outra forma de reciclar, fornecendo os materiais e ensinando a fazer compostagem doméstica e recolha seletiva de bio resíduos alimentares. O investimento surge no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Condeixa e na sequência da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O lançamento do projeto foi assinalado esta sexta feira com a realização de uma ação de proximidade no Mercado Municipal de Condeixa, com o objetivo de divulgar e promover a adesão dos munícipes residentes a esta iniciativa. A partir do início de 2019 o projeto será alargado às escolas do concelho.

PUBLICIDADE

O projeto “Condeixa BIO VERDE” inclui ainda ações de sensibilização e educação ambiental a realizar junto das famílias e dos estabelecimentos escolares do concelho com vista à alteração de comportamentos no que diz respeito ao tratamento dos resíduos.

Os munícipes que manifestem interesse em reduzir os seus resíduos orgânicos domésticos e reúnam os requisitos poderão fazer a sua inscrição e consultar o regulamento onde se definem as regras que orientam esta iniciativa (no site da autarquia) e receberão um compostor doméstico, formação em compostagem e apoio continuado pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa.

Assim, se é residente no município de Condeixa, tem um jardim, um quintal ou um logradouro, inscreva-se e comece a transformar o seu lixo doméstico orgânico em fertilizante.

A compostagem é uma prática simples que permite aproveitar os bio resíduos e transformá-los num fertilizante natural que pode depois ser usado, evitando-se o seu encaminhamento para aterro, o que se traduz em vantagens económicas e ambientais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com