Coimbra

Condeixa entrega primeiros 50 compostores para transformar bio resíduos em fertilizante

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-01-2019

A apresentação pública do projeto Bioverde, de compostagem doméstica, decorreu no passado sábado, dia 19 de janeiro, no Museu PO.RO.S, em Condeixa, com a entrega dos primeiros 50 compostores e a realização da primeira sessão de formação aos munícipes que se inscreveram nesta iniciativa.

PUBLICIDADE

Pioneiro na região centro do país, o projeto espera abranger, cerca de 200 habitações, podendo os interessados em aderir fazer ainda a sua inscrição no site do Município de Condeixa, recebendo um kit de compostagem constituído por compostor, arejador e balde domestico e ainda um manual prático de compostagem.

PUBLICIDADE

A entrega deste material é precedida de sessão de formação sobre o processo de compostagem estando ainda previsto o acompanhamento técnico continuado pelos serviços da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos.

Com o projeto Bioverde, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova pretende fomentar a redução da quantidade de resíduos enviada para aterro retirando os resíduos orgânicos daqueles que normalmente vão ter ao contentor do lixo. Este processo natural de decomposição de matéria orgânica transforma os resíduos orgânicos num composto com aspeto e características semelhantes a solo fértil. A compostagem é assim uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos, que poupa os custos ambientais (poluição) e económicos de transporte e deposição em aterro.

PUBLICIDADE

Este projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Condeixa e agora apresentado publicamente, é financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e visa contribuir para o alcance das metas nacionais de redução da produção e deposição dos resíduos orgânicos em aterro, bem como para o início da alteração de comportamentos relativamente ao tratamento dos resíduos. 

Nesse sentido, o projeto Bioverde inclui ainda ações de educação para a cidadania concorrendo para os objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados na estratégia ambiental do Município de Condeixa-a-Nova.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE