Coimbra

Condeixa distribui cabazes alimentares a 365 alunos que ficaram sem refeitório

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-02-2021

A Câmara Municipal de Condeixa está a entregar, cabazes com bens alimentares a todos os alunos beneficiários da ação social escolar, dos escalões A e B, do pré-escolar ao 12º ano, na sequência do encerramento das escolas e respetivos refeitórios por causa da pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

A medida já tinha sido tomada no ano passado, aquando do primeiro confinamento, assegurando, deste modo, o apoio alimentar a todos os alunos que ficaram sem os serviços dos refeitórios escolares.

PUBLICIDADE

publicidade

“Mantivemos a opção pela composição de um cabaz com bens alimentares em quantidade suficiente para duas semanas porque, para além de diminuir as interações sociais que uma entrega diária implicaria, permite assegurar alimentos para outras refeições, nomeadamente o pequeno-almoço e os lanches e até para o agregado familiar”, justifica Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Num investimento de cerca de 8500 euros, serão distribuídos, no total, 365 cabazes a alunos, do pré-escolar ao 12º ano, beneficiários do escalão A e B da ação social escolar. Neste número encontram-se ainda 12 agregados familiares que, não sendo beneficiários de ação social escolar, foram sinalizados pela direção do agrupamento de escolas e pelas técnicas de serviço social para a necessidade de um apoio alimentar, atendendo ao contexto económico familiar do aluno.

PUBLICIDADE

Os cabazes integram arroz, massa, legumes, fruta, ovos, enlatados, cereais, iogurtes, leite, gelatina, carne e peixe. A sua distribuição será realizada na Escola Básica de Condeixa nº3, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento, e vai decorrer entre esta sexta feira, dia 29 de fevereiro, e o próximo dia 2 de fevereiro para evitar ajuntamentos. As famílias serão avisadas previamente, por mensagem, do dia e hora da respetiva entrega. Excecionalmente serão efetuados circuitos de distribuição para os casos de famílias em isolamento profilático ou sem transporte próprio.

Esta medida tem ainda um impacto na atividade económica do município, nomeadamente nos supermercados, uma vez que os cabazes de bens alimentares foram adquiridos junto de diferentes estabelecimentos comerciais locais.

Os cabazes integram ainda um folheto que contém informação sobre alimentação, dicas e receitas, elaborado no âmbito do programa desenvolvido pela nutricionista estagiária ao serviço do Município de Condeixa, que pretende contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares.

Refira-se que por decisão do Conselho de Ministros de dia 21 de janeiro, em virtude da evolução da pandemia, as escolas suspenderam de 22 de janeiro até 5 de fevereiro, as atividades letivas e educativas, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. Neste sentido, o Ministério da Educação deixou instruções para que cada agrupamento de escolas mantenha sempre uma escola aberta. Em Condeixa-a-Nova a Escola Secundária Fernando Namora é a escola que se mantém em funcionamento para receção e acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais. Para esses alunos (cerca de 15) a Câmara Municipal providencia e disponibiliza as refeições necessárias, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE