Coimbra

Condeixa convida 10 000 pessoas para a Semana do Cabrito

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-04-2018

Semana do Cabrito em Condeixa-a-Nova motiva candidatura para mercado de gado nas Terras de Sicó

PUBLICIDADE

Os municípios das Terras de Sicó pretendem criar um mercado de gado regular para escoar a produção de cabritos e permitir a sua certificação, anunciou hoje o presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

Segundo o autarca, que falava aos jornalistas na apresentação da sétima edição da iniciativa Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito,  que decorreu na Pousada de Condeixa, a candidatura foi apresentada hoje pela Associação Terras de Sicó ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

PUBLICIDADE

A candidatura envolve os seis municípios abrangidos pela associação (Condeixa-a-Nova, Ansião, Penela, Soure, Pombal e Alvaiázere), que, no conjunto, representam a criação de cinco mil cabeças de gado, de acordo com Nuno Moita.

PUBLICIDADE

publicidade

Caso seja aprovada a candidatura, no próximo ano deverão ser criados dois mercados, um em Penela, para servir também Condeixa-a-Nova e Soure, e outro para servir Alvaiázere e Ansião.

A aposta neste mercado vai de encontro à intenção do autarca de certificar o cabrito, que a partir de sexta-feira até ao dia 06 de maio dá mote ao festival Sabores de Condeixa/Semana do Cabrito, no qual participam 16 restaurantes.

Em 2017, a iniciativa gastronómica foi responsável por oito mil refeições servidas, metade das quais a visitantes de fora daquele concelho do distrito de Coimbra, número que o presidente do município pretende ver aumentado para 10 000 nesta edição.

O patrocínio do município, explica o autarca, através da oferta de 12 cabritos a cada um dos restaurantes aderentes, permite que refeição completa seja vendida a 12,50 euros, valor “muito abaixo do normal”.

“Começámos com dez restaurantes e o festival tem vindo a evoluir de uma forma considerável e está a consolidar-se na região”, sublinhou Nuno Moita.

Além do cabrito, o festival promove também a escarpiada, um doce típico do concelho, confecionado à base de massa de pão, açúcar amarelo com canela e azeite, outro dos produtos endógenos dos municípios das Terras de Sicó

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE