Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Condeixa assinalou êxito do 1º Curso em Património Cultural Tradicional e Popular Português

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-08-2015

A Casa Matos de Sebal, em Condeixa, recebeu no passado sábado, 1 de agosto, o almoço de encerramento da 1ª Pós-Graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português, curso promovido em parceria pelo Pódio de Recordações – Associação Etno-Folclórica e a Escola Superior de Educação de Torres Novas.

PUBLICIDADE

unnamed

Durante o último semestre, as instalações da Junta de Freguesia de Belide acolheram a componente lectiva daquele curso que contou com 25 formandos, oriundos dos concelhos de Condeixa, Soure, Montemor-o-Velho, Coimbra, Alvaiázere, Alcobaça, Tábua, Leiria, Entroncamento, Braga e Alenquer. Os formandos puderam, assim, aprofundar conhecimentos ligados ao Património transmitido de geração em geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos, em função do seu meio e da sua interação com a natureza e a sua história.

PUBLICIDADE

publicidade

A Casa Matos em Sebal recebeu o almoço convívio entre docentes e alunos, onde o Tenor Filipe de Moura cantou e encantou. No almoço participaram ainda as entidades parceiras, nomeadamente  o Município de Condeixa, a União de Freguesias de Sebal e Belide, a Federação do Folclore Português, a EFAPEL, a Rádio do Folclore Português, o Intermarché de Condeixa, a Pastelaria Espiga e o Centro Social e Cultural Sampedrense, que comemoraram o êxito desta iniciativa piloto em Portugal.

Maria José Côrte-Real, administradora da Casa Matos, realçou a importância deste evento no papel que a casa que dirige tem na comunidade, um “espaço aberto às gentes da terra”, enquanto que Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa considerou que este foi “mais um passo alcançado na promoção e fortalecimento da marca de Condeixa”.

PUBLICIDADE

A segunda edição da Pós-Graduação em Património Cultural Tradicional e Popular Português encontra-se já acreditada e irá iniciar em setembro em Vila Nova de Gaia, nas instalações da Federação do Folclore Português, promovida em regime de exclusividade pelo organismo condeixense Pódio de Recordações – Associação Etno-Folclórica, sediado em Belide.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com