Coimbra

Condeixa-a-Nova: Pré-escolar reabriu com todas as medidas de segurança

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-06-2020

 

PUBLICIDADE

 

A reabertura do ensino presencial do pré-escolar no município de Condeixa-a-Nova, na passada segunda feira, decorreu com toda a segurança para as cerca de 80 crianças que regressaram à escola, prevendo-se que o número venha a aumentar significativamente até ao final do mês.

PUBLICIDADE

“As nossas escolas são lugares seguros fruto de um investimento muito significativo na realização de testes serológicos e de imunidade a todas as assistentes operacionais, na formação do pessoal, na limpeza e desinfeção dos espaços e na aquisição de equipamentos de proteção individual”, destaca Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

A reabertura do pré-escolar foi precedida de um conjunto de medidas para assegurar a segurança sanitária das instalações e implicou a implementação de condições específicas de funcionamento, de limpeza e desinfeção dos espaços escolares, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde e seguindo as normas dos Ministérios da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Tive a oportunidade de passar em todas as escolas do ensino pré-escolar e constatei que tudo correu da melhor forma”, assegura Liliana Pimentel, vice-presidente da Câmara e vereadora da Educação.

No primeiro dia de aulas do pré-escolar, após o encerramento na sequência da declaração do Estado de emergência decorrente da pandemia da COVID-19, regressaram 80 crianças, cerca de um terço do total de alunos inscritos.

“Como muitas destas crianças ainda têm os pais em casa a usufruir dos apoios do Estado pelo facto de terem outros filhos mais velhos em ensino à distância, só irão voltar à pré-escola no final do mês de junho, altura em que terminam as aulas à distância e os pais terão de regressar aos seus trabalhos”, justifica Liliana Pimentel.

Entre as inúmeras medidas tomadas pela Autarquia para assegurar o regresso em segurança dos alunos do pré-escolar, assinala-se a realização de testes serológicos e de imunidade a todas as assistentes operacionais, o reforço da limpeza e desinfeção das escolas, a instalação de dispensadores de gel desinfetante nas entradas dos edifícios e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual a todas as assistentes operacionais.

Foi ainda reduzido o número de brinquedos e outros materiais, por sala, que passam a ser lavados e desinfetados 2 a 3 vezes por dia e adquirido novos tapetes de fácil limpeza e novo fardamento para troca frequente.

Refira-se que o Governo aprovou uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID -19, determinando a reabertura dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar a 1 de junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE