Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Condeixa-a-Nova avalia condições de segurança na Rua da Canastrinha  

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-02-2023

Devido às fortes chuvadas que ocorreram ao longo de várias semanas, a Rua da Canastrinha, de acesso à Quinta do Barroso, sofreu danos significativos que põem em causa as condições de segurança exigidas, pelo que se decidiu pelo seu encerramento temporário ao trânsito.

PUBLICIDADE

Os serviços técnicos da autarquia encontram-se no terreno a avaliar a evolução das condições do terreno, que se degradaram aceleradamente após a pluviosidade acima dos valores normais registada nas últimas semanas, enquanto se acelera o projeto de intervenção que já estava planeado.

“O projeto de beneficiação da Rua da Canastrinha já estava em andamento quando constatámos uma degradação dramática e imprevista das condições de segurança, o que naturalmente nos fez acelerar o processo para avançar com a obra estrutural que aquele acesso necessita”, revela Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

O acesso à Urbanização da Quinta do Barroso poderá reabrir antes da execução da empreitada que já estava prevista, mas somente quando as condições técnicas de segurança assim o permitirem, nomeadamente com a estabilização do talude.

“As condições climatéricas, mas também a existência de rotura de água que só foi detetada após algum tempo de ocorrer, causaram a infiltração de muita água na base da estrada e retiraram muito material de suporte à mesma, não se considerando assim que atualmente seja possível assegurar a estabilidade do talude e a segurança dos utilizadores, pelo que se considerou necessário proceder ao encerramento da via”, adianta ainda o edil.

PUBLICIDADE

O projeto de intervenção naquela estrada já se encontra em andamento, visando resolver, em definitivo, problemas estruturais que se arrastam há vários anos e que ciclicamente provocam assentamentos que já deram origem a diversas empreitadas de reparação.

“O projeto foi contratado e está a ser elaborado em conformidade com os prazos normais para uma obra que já era premente, mas é importante sublinhar que se trata de uma empreitada de grande complexidade técnica face às características do solo em que assenta a estrada e à sua configuração, o que tem tornado o processo mais lento do que o que gostaríamos”, adianta ainda Nuno Moita, reconhecendo a importância daquela via e lamentando os transtornos causados aos moradores que dela necessitam.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com