Condeixa tem 13 novos ecopontos para incentivar recolha setiva

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-12-2017

 

PUBLICIDADE

Condeixa recebeu, recentemente, treze novos ecopontos atribuídos pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, em resposta às necessidades há muito sentidas pelo município em matéria de equipamentos de recolha seletiva.

CONDEIXA

PUBLICIDADE

publicidade

O alargamento da rede de recolha seletiva de resíduos urbanos tem como objetivo melhorar a acessibilidade do serviço à população, incrementar a separação de resíduos e aumentar a taxa de reciclagem, diminuindo-se, desta forma, progressivamente a deposição em aterro.

“Esta medida contribui para o esforço desenvolvido para potenciar um território mais sustentável e promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, sendo, contudo, indispensável a colaboração dos munícipes para separarem e depositarem de forma correta os seus resíduos”, realça Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa.

PUBLICIDADE

Cada ecoponto é formado por três contentores destinados à deposição de papel/cartão (contentor azul), plástico/embalagens (contentor amarelo) e vidro (contentor verde) que a seguir são triados e reciclados e os materiais devolvidos ao ciclo produtivo.

A localização dos novos equipamentos, distribuídos no passado dia 6 de dezembro por seis das sete freguesias de Condeixa, foi definida pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa de acordo com os indicadores de serviço, os indicadores da Entidade Reguladora de Águas Saneamento e Resíduos e os coeficientes de eficácia previstos no Despacho nº14202-C/2016.

Tendo como orientação o desenvolvimento e implementação de uma estratégia verde que fomente a transição de uma economia linear para uma economia circular, que garanta a eficiência na utilização de recursos, o Município pretende dar continuidade a este investimento, tendo prevista, entre outras medidas, a colocação de mais ecopontos, bem como de outros equipamentos de deposição seletiva, nomeadamente, pilhões e oleões para a recolha de óleos alimentares usados, no início do próximo ano de 2018.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE