Eventos

Concurso CUIDAR´13 seleciona 9 projetos de melhoria contínua dos cuidados da enfermagem na Região Centro

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 01-10-2013

Nove projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem na Região Centro vão disputar os três prémios do concurso CUIDAR´13 durante um colóquio a realizar no dia 6 de Dezembro de 2013, em Oliveira de Azeméis.

PUBLICIDADE

O Concurso CUIDAR, que este ano realiza a segunda edição, dedicada aos distritos de Aveiro e Viseu, foi criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) para premiar projetos que se destinem a obter ganhos em saúde sensíveis aos Cuidados de Enfermagem.

Das 34 candidaturas que se apresentaram a concurso, o júri selecionou nove, sendo oito do distrito de Aveiro e uma do distrito de Viseu. A quase totalidade reporta-se à melhoria dos cuidados de saúde diferenciados.

PUBLICIDADE

publicidade

Dois projetos são da área Médico-Cirúrgica, um deles de acompanhamento de doentes após a intervenção cirúrgica e um outro centrado no sistema de informação em Enfermagem.

Duas candidaturas foram selecionadas na área da Saúde Materna e Obstétrica, uma que desenvolve um sistema de informação em Enfermagem no centro de saúde, e outra de acompanhamento dos recém-nascidos um mês após a alta.

PUBLICIDADE

O controlo de ansiedade e a adesão à medicação para reduzir reinternamentos, são os temas dos dois projetos finalistas na área da Saúde Mental e Psiquiatria.

No domínio da Readaptação Funcional foram escolhidos três projetos. Um contemplou o desenvolvimento de uma aplicação informática móvel para monitorização das feridas na Diabetes Mellitus, um outro o acompanhamento de cuidadores informais de doentes de Alzheimer e após AVC (Acidente Vascular Cerebral). Um terceiro visou a uniformização e melhoria da informação entre hospital e centro de saúde, assegurando a qualidade da continuidade dos cuidados.

No próximo dia 6 de Dezembro, num Colóquio a decorrer em Oliveira de Azeméis, serão distinguidos os três vencedores com os prémios “Excelência”, “Competência” e “Inovação”, atribuindo-lhes montantes pecuniários de 1.500, 1.000 e 500 euros, respetivamente.

Na sua primeira edição, em 2012, o CUIDAR recebeu 19 candidaturas a concurso, da autoria de profissionais ligados a instituições de saúde dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Em 2014 o concurso abarcará os distritos de Coimbra e Leiria.

Foi lançado pelo Conselho de Enfermagem Regional do Centro da OE para incentivar e premiar o desenvolvimento de projetos de melhoria contínua da qualidade pelos Enfermeiros nas instituições de saúde dos seis distritos da Região Centro, abrangidos pela SRC.

O júri que apreciou os trabalhos é composto por Enfermeiros ligados aos cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, bem como do ensino superior. Segundo o seu presidente, o Enfermeiro Renato Assunção, a escolha dos nove finalistas “foi consensual”.

Além do Enfº Renato Assunção, o júri integra Ana Isabel Coelho (Enfª na Unidade de Saúde Pública, ACES Entre Douro e Vouga II), Maria Helena Rebelo (Enfª Chefe do Centro de Saúde de Viseu, ACES Dão Lafões), Aldiro Magano (EnfºChefe do Serviço de Oncologia do CHEDV- Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga) e Carlos Melo-Dias (Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra).

O Júri procederá à divulgação dos três galardoados a 12 de Dezembro no website da Ordem dos Enfermeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE