Coimbra

Conclusão promove seminário sobre os riscos do amianto para a saúde pública

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-01-2015

A Conclusão  – Estudos e Formação realiza o Seminário “Amianto: Os Riscos para a Saúde Pública”, no próximo dia 14 de Janeiro, às 14:30,  no Complexo Tecnológico do Loreto, na Rua Coronel Veiga Simão em Coimbra.

PUBLICIDADE

O amianto é actualmente uma problemática bastante abordada dado o seu carácter de risco para a Saúde Pública. A falta de informação sobre os riscos que contempla junto dos profissionais que intervêm directamente com o amianto e quais as obrigatoriedades legais serão elementos chave para o desenvolvimento desta iniciativa direccionada a profissionais da área da Segurança e Higiene no Trabalho, Saúde e outros destinatários que considerem a área de interesse.

O seminário iniciará com o “Enquadramento e Gestão da Temática do Amianto em Portugal” com a intervenção de Carmen Lima em representação da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Carmen Lima destaca-se actualmente junto dos meios de comunicação social na defesa dos trabalhadores que se expõem na remoção do amianto e no alerta sucessivo nos cuidados a ter neste processo.

PUBLICIDADE

O Prof. Dr. José Eduardo Pinto da Costa é um dos convidados que integra este evento contemplando o tema “Os efeitos do Amianto na Saúde Pública”. Conhecido como Médico Legalista e Professor Catedrático, abordará o facto de o amianto constituir-se como um dos principais factores de mortalidade relacionada com o trabalho e comoum dos principais desafios para a saúde pública, no qual os efeitos surgem a longo prazo após situações de exposição.

Sensibilizar para o “Enquadramento Legal e Prevenção de Riscos Profissionais da Exposição dos Trabalhadores ao Amianto” é o tema final enquadrado por Lurdes Padrão – Directora do Centro Local do Mondego da ACT e Isabel Nunes – Técnica Superior de Segurança no Trabalho da ACT.

PUBLICIDADE

publicidade

A falta de conhecimentos da actual legislação em vigor e quais as normas correctas para a remoção de materiais compostos por amianto serão as bases deste tema, dada a necessidade de alertar não só junto dos principais elementos que intervém directamente com o amianto, como todos os que se encontram em contacto e desconhecem os seus riscos.

O seminário “Amianto: O Riscos para a Saúde Pública” encerrará com a demonstração dos Equipamentos de Protecção que devem ser utilizados para a remoção do amianto em conformidade com a legislação em vigor.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias através do site www.conclusao.pt ou para mais informações através do telefone 239 497 990 e/ou via email hst@conclusao.pt | hst.comunicacao@conclusao.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE