Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Centro em Figueiró dos Vinhos pelas vítimas dos incêndios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-12-2017
 A Orquestra Clássica do Centro (OCC), com a soprano Marina Pacheco e o tenor Sérgio Martins, sob a direcção do Maestro Cesário Costa, vai dar um concerto de Natal, no dia 21 de dezembro, pelas 17:00, na Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos.

PUBLICIDADE

Emília Martins, directora da da OCC, lembra que “este é um Natal diferente para todos os que perderam familiares e amigos na tragédia que, este ano, assolou Portugal, com incêndios que roubaram de foram cruel a vida a tantas pessoas.

Sabemos que quem sofre perdas assim, fica especialmente vulnerável em datas que pelo simbolismo que lhes está associado tornam ainda mais insuportável essa dor, frisa Emília Martins, antes de salientar que a música tem a enorme capacidade de ser uma linguagem universal, a arte que permite juntar pessoas em todos os momentos, sejam de alegria, sejam de sofrimento.

PUBLICIDADE

“Como sujeito activo da cidade que, com a Região e todo o País, viveu a tragédia, tornando-a colectiva”, a OCC sentou que não podi deixar de estar presentes, dia 25 de Dezembro, Dia de Natal, em concerto, em Figueiró dos Vinhos, “dia que será de comunhão de afectos, de partilha de dor comum. Em nome desses valores, certos de que a Música e a nossa presença solidária atenuará a amargura dos que a ela sobrevivem, lá estaremos!”.

Por tudo isto, a OCC, em parceria com a Associação de Familiares das Vítimas de Pedrogão Grande, liderada por Nádia Piazza, manifesta assim “toda  a solidariedade às Populações afectadas pela tragédia, por entender que estar com os que sofrem é também a nossa causa”.

PUBLICIDADE

publicidade

A directora da OCC recorda que “Nádia Piazza, perdeu o filho e outros familiares no fatídico incêndio de Junho. Corajosamente  Nádia Piazza e outros que, como ela ficaram marcados para sempre pela dor que não se diz, mas se sente, organizaram-se e formaram a Associação dos Familiares das Vítimas dos Incêndios, para que não se esqueça”.

Emília Martins anuncia que “vamos oferecer aos que sofrem com a ausência dos entes amados o donativo da afectividade, da fraternidade, bens maiores, sem preço. Este é um compromisso efectivo e afectivo com gente que sofre  e com a música, que sempre foi o elo que abraça, certos de que estamos a contribuir com o que temos de melhor”.

Para Nádia Piazza, presidente da direção da Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande: “Esta colaboração surge de um encontro natural entre associações que se identificam com aquilo que é importante: as pessoas e os afetos! Estamos a falar de famílias que vão passar o Natal sozinhos, com lugares vazios nas suas casas… e, pela música, talvez consigamos preencher minimamente o vazio nas nossas vidas. Vamos estar juntos neste concerto, vamos ouvir música feita por pessoas e para as pessoas.”

Nádia Piazza informa ainda que “o programa de Natal organizado pela nossa associação tem o Alto Patrocínio do Sua Exª o Senhor Presidente da República, Professor Dr Marcelo Rebelo de Sousa, que a convite desta associação passará o dia de natal com todos nós”.

Do programa da visita de Marcelo Rebelo de Sousa faz parte a visita aos concelhos mais afetados em termos de vítimas mortais.

Começará por inaugurar a sede da Associação de Vítimas, às 15:00, em Pedrogão Grande, na antiga Escola Primária da Figueira – a zona mais fustigada pelos incêndios e gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Pedrogão Grande.

Às 17:00, assiste ao concerto na Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos. Depois do concerto dirigir-se-á para Castanheira de Pera para a Vila Natal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE