Portugal

Como regressar ao trabalho sem o sentimento de ansiedade ou “depressão pós-férias”?

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-09-2021

O mês de setembro é marcado simbolicamente pelo regresso ao trabalho e às rotinas pós-férias, algo que não deve ser visto como negativo, mas antes como um momento de novos desafios. A Randstad, líder global na indústria de serviços de Recursos Humanos, partilha cinco práticas que pode adotar para um regresso mais feliz ao trabalho.

PUBLICIDADE

Tire um dia antes do regresso ao trabalho – Tal como demoramos a adaptarmo-nos a entrar nas férias, também é necessário algum tempo para o regresso à rotina. Por isso, aproveite para organizar tudo de forma a que a transição seja o mais suave possível.

Organize-se no primeiro dia de trabalho após as férias – Levante-se mais cedo para ter tempo para cuidar de si, tomar o pequeno-almoço sem pressa e sair de casa com tempo (ou começar o teletrabalho com calma). Quando for para começar a trabalhar, comece por agendar o que é importante e evite reservar muitas reuniões e chamadas.

PUBLICIDADE

Defina prioridades – Não queira fazer tudo logo no primeiro dia, pois poderá não conseguir e isso irá fazê-lo sentir-se frustrado. Comece pelas tarefas realmente importantes e as mais simples de executar, sem esquecer de confirmar com os seus colegas se há alguma tarefa que seja imperativa. O importante é não se deixar levar pela ansiedade de querer resolver tudo de uma vez só.

Personalize o espaço de trabalho – Aproveite este regresso para reorganizar o seu espaço de trabalho, de forma a que consiga trabalhar de forma mais eficaz. Aproveite para dar um toque pessoal como forma de o motivar nos momentos mais complicados.

PUBLICIDADE

publicidade

Aproveite os tempos livres – As férias acabaram é verdade, mas aproveite os tempos livres para caminhar durante a hora de almoço ou ir ao ginásio. Se não quer investir no exercício físico, usufrua desses momentos para falar com os colegas ou pensar nalgum projeto interessante em que esteja envolvido.

“Quando as férias estão prestes a terminar há, geralmente, aquele sentimento de que o tempo foi curto demais e que temos um sem número de tarefas à nossa espera no regresso ao trabalho. O bem-estar dos colaboradores também passa pela organização no pós-férias, em adotarmos práticas que beneficiam não só o nosso trabalho, como também afastam os tais fantasmas do regresso à rotina. Este momento de regresso deve ser visto como o voltar para podermos fazer sempre melhor, aprender mais, controlar a nossa rotina e olhar para o que resta do ano de forma objetiva e com uma vontade renovada para abraçar novos desafios. Sabemos que para muitas pessoas o regresso ao trabalho em setembro é também um período de reflexão e definição de novas metas, porque não aproveitar o regresso para colocar em prática as ideias que sempre quis?”, afirma Mariana Canto e Castro, Diretora de Recursos Humanos da Randstad.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE