Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Como o tabaco pode influenciar o sono?

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 31-05-2023

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, a Emma – The Sleep Company realizou um estudo com mais de 2000 indivíduos, que demonstrou que quem não fuma tem 20% mais de hipóteses de ter uma boa experiência de sono, em relação a quem fuma. Curiosamente, este estudo mostrou também que a qualidade de sono é igualmente afetada, sejam os inquiridos fumadores regulares ou ocasionais.

PUBLICIDADE

Segundo Theresa Schnorbach, responsável pela equipa de Sleep Research da marca: “O sono é fundamental para a nossa saúde e performance no dia-a-dia, tendo um papel chave na melhoria das nossas vidas. Um estudo que realizámos demonstrou que os não fumadores têm mais possibilidades de ter um sono de qualidade, o que melhora a concentração, a memória, o controlo dos impulsos e o tempo de reação dos indivíduos. Adotar um estilo de vida sem fumo promove uma melhor experiência de sono e contribui para uma vida mais produtiva e saudável. Assim como os investigadores continuam a descobrir novos fatores que influenciam a qualidade do sono, é essencial priorizar hábitos de sono saudáveis e reconhecer o impacto positivo de uma boa noite de sono para o nosso bem-estar.”

O consumo de tabaco tem diversos transtornos para a saúde em geral e o sono não é exceção. Seja enquanto fumador ou até mesmo quando deixa de fumar, o consumo de nicotina gera distúrbios que afetam a qualidade do seu sono.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste sentido, a Emma – The Sleep Company expõe 4 mitos e factos sobre a relação entre o consumo de tabaco e o sono, de modo a compreender melhor o impacto desta condição e de que forma pode agir, para que obtenha uma melhor experiência de sono e desperte o seu melhor:

1. Se for fumador, não devo fumar durante as duas horas antes de me deitar? 

PUBLICIDADE

Facto. Apesar da melhor solução ser deixar de fumar, caso seja fumador não deve fumar durante as 2 horas antes de se deitar, pois a nicotina é um estimulante e como tal, leva a que acorde durante a noite e não tenha um sono de qualidade.

2. Ao fumar, estarei mais propenso a ter apneia do sono? 

Facto. Seja um fumador regular ou ocasional, a possibilidade de ter apneia do sono é algo igualmente presente em ambos os casos, pois o consumo de tabaco afeta particularmente os pulmões, o que, consequentemente, leva a que a sua respiração afete a sua experiência de sono.

3. Se eu deixar de fumar, deixarei de ter insónias no imediato? 

Mito. Ao parar de fumar, as primeiras semanas de abstinência são marcadas por insónias e distúrbios do sono. Durante este período, algumas das soluções para combater esta situação são cortar o consumo de cafeína em metade e criar uma rotina de sono mais relaxante, marcada por um horário de sono consistente e pela não utilização de dispositivos eletrónicos ao deitar-se.

4. Fumar cigarros eletrónicos é menos prejudicial à sua qualidade de sono do que fumar cigarros convencionais? 

Mito. Assim como nos cigarros convencionais, o principal componente dos cigarros eletrónicos é a nicotina e  tal como foi referido anteriormente, o facto de ser um estimulante impede que tenha uma boa noite de sono. Por isso, a melhor opção é evitar fumar para que tenha a melhor experiência de sono.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com