Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Comitiva municipal de Penacova visita obras da futura Casa das Artes

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-06-2021

Uma comitiva municipal visitou hoje as obras da futura Casa das Artes, constatando o bom andamento dos trabalhos que incidem no antigo edifício do Tribunal de Penacova, que terá assim uma reconversão para fins culturais.

PUBLICIDADE

Durante esta manhã, em que decorreu a visita à empreitada de requalificação do espaço, o Executivo Municipal, liderado por Humberto Oliveira, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra, e também pelo Executivo da Junta de Freguesia de Penacova, verificaram a boa evolução dos trabalhos naquela que é considerada uma obra muito importante para o Concelho de Penacova.

A reabilitação do edifício é uma das medidas previstas no Plano Estratégico de Revitalização do Núcleo Urbano de Penacova, enquadrado num local emblemático que ganhará assim um local de excelência no âmbito cultural.

PUBLICIDADE

publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Penacova sublinhou que a empreitada decorre dentro do previsto e adianta que “o edifício terá um amplo espaço multifuncional, podendo receber vários tipos de programação cultural, sejam exposições, conferências, receções, entre outros, e irá certamente ser um local que, até pela sua envolvência, se assumirá como um espaço de cultura e lazer, captando para si uma centralidade de variadíssimas temáticas”.

Pedro Coimbra, deputado e presidente da Assembleia Municipal, notou que “a importância da Cultura é vital para um Povo, sendo também um fator de dinamização económica e social de grande importância”. Pedro Coimbra sublinhou que “este é um espaço simbólico, localizado num sítio emblemático mesmo junto à Pérgula Raúl Lino, que se tornará num verdadeiro espaço de Cultura de referência muito para além do nosso concelho”.

PUBLICIDADE

Inativo desde 2014, ano em que o Tribunal Judi­cial da Comarca de Penacova passou a funcionar num novo es­paço, quando o então Governo de Passos Coelho decretou o seu encerramento, tendo o município de, às suas expensas, requalificar uma antiga escola da autarquia para receber os serviços judiciais, o imóvel agora intervencionado tem uma longa história, tendo sido inaugurado em janei­ro de 1869, para então sediar a Câmara Municipal. Só posteriormente recebeu o Tribunal. Nos primeiros meses de 2022 deverá receber a nova valência cultural.

As obras de reabilitação da nova Casa das Artes foram adjudica­das pelo valor de 783.674,84 € (+IVA), sendo o valor do investi­mento elegível, comparticipado em 85%, pelo FEDER – Fundo Europeu para o Desenvolvi­mento Regional, no âmbito de candidatura promovida pelo Município de Penacova ao Pro­grama Operacional do Centro, Centro 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com