Primeira Página

Comissão Europeia espera “reciprocidade” dos EUA nas viagens não-essenciais

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-06-2021

A Comissão Europeia afirmou hoje esperar “reciprocidade” das autoridades norte-americanas no que se refere às viagens de cidadãos entre os dois blocos, após ter incluído os Estados Unidos na lista de países que podem entrar em território comunitário.

PUBLICIDADE

“Fizemos a nossa parte, e achamos que agora as condições estão reunidas para haver reciprocidade. A boa notícia é que temos o mesmo tipo de vacinas dos dois lados do Atlântico, sabemos que estão a funcionar, e esperamos que haja esta reciprocidade o mais cedo possível”, sublinhou o comissário com a pasta do Mercado Interno, Thierry Breton.

Breton falava numa conferência de imprensa após a reunião semanal do colégio de comissários, tendo salientado que o levantamento das restrições que impedem as viagens de passageiros europeus para os Estados Unidos seriam “boas notícias” para os cidadãos do bloco, mas também para os “amigos americanos, para o mercado interno, e para as épocas turísticas”.

PUBLICIDADE

publicidade

A seu lado, o vice-presidente da Comissão Europeia para a Promoção do Modo de Vida Europeu, Margaritis Schinas, referiu que, durante a reunião ministerial de Justiça e Assuntos Internos UE-EUA – que juntou na terça-feira, em Lisboa, os ministros de Justiça e de Assuntos Internos da UE com os seus homólogos norte-americanos -, a questão da reciprocidade neste aspeto esteve no “centro das discussões”.

“Insistimos que a narrativa de que a ‘América está de volta’ e que a revitalização da parceria transatlântica não deve ser reservada a políticos, oficiais, diplomatas ou generais. Há uma dimensão antropocêntrica importante para a relação transatlântica, uma dimensão de contacto entre as pessoas, e nós já fizemos a nossa parte”, apontou.

PUBLICIDADE

Relembrando assim que, na semana passada, a Comissão Europeia acrescentou os Estados Unidos à lista de países cujos cidadãos podem fazer viagens não essenciais para o espaço europeu, Schinas acrescentou ainda que a Europa “é atualmente o continente mais vacinado no mundo” e “desenvolveu um certificado digital em tempo recorde que comprova, de maneira credível, que o viajante não constitui um risco para outros”.

“Apelámos aos nossos interlocutores [norte-americanos] para que levassem de volta esta mensagem para os Estados Unidos e devo dizer que ambos foram recetivos e abertos. (…) Por isso, temos esperança de que em breve possamos ter boas notícias sobre este assunto”, frisou Schinas.

Thierry Breton abordou ainda as restrições dos Estados Unidos no que se refere à exportação de componentes essenciais para a produção das vacinas, para referir que, nesse aspeto, “não se vê reciprocidade” e relembrar que a União Europeia (UE) é o “único” bloco que tem tentado vacinar todos “os seus Aliados” e “até mais”.

“Esperemos que levantem [as proibições de exportações] brevemente porque é muito importante para nós, mas também para o resto do mundo, porque o resto do mundo hoje está dependente de nós, e ainda não dos nossos amigos americanos”, salientou.

Em 18 de junho, o Conselho da UE acrescentou os Estados Unidos à lista de países e territórios cujos cidadãos podem fazer viagens não-essenciais para território comunitário.

Devido à pandemia da covid-19, a UE fechou as suas fronteiras externas em março de 2020 a viagens não essenciais.

Entretanto, foi elaborada uma lista restrita, revista a cada duas semanas e atualizada quando se justifica, dos países terceiros cujos residentes são autorizados a viajar para a UE, com base em critérios epidemiológicos, testes realizados, e agora tendo também em conta a campanha de vacinação.

Em 20 de maio, o Conselho adotou uma recomendação de alteração para responder às campanhas de vacinação em curso, introduzindo certas derrogações para as pessoas vacinadas e flexibilizando os critérios de levantamento das restrições para os países terceiros.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.875.359 mortos no mundo, resultantes de mais de 178,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. 

Em Portugal, morreram 17.074 pessoas e foram confirmados 866.826 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE