Coimbra

Comissão elogia aposta da região Centro na investigação e na inovação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-07-2019
 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) do Centro elogiou hoje a aposta que o Centro tem demonstrado na investigação e na inovação, trajeto que culminou hoje com a classificação como região fortemente inovadora pela Comissão Europeia. 

PUBLICIDADE

Imagem ilustrativa

A CCDRC lembra  em comunicado que o Centro foi, pela primeira vez, classificado como região fortemente inovadora, uma das “conclusões da 9.ª edição do Regional Innovation Scoreboard, um painel de avaliação da inovação regional, elaborado pela Comissão Europeia.

O Regional Innovation Scoreboard, diz a CCDRC, compara o desempenho dos sistemas de inovação em 238 regiões europeias de 23 estados-membros da União Europeia, bem como da Noruega, da Sérvia e da Suíça, classificando-as em quatro grupos: líderes da inovação regional (“innovation leader”), fortes inovadores regionais (“strong innovation”), inovadores moderados (“moderate innovator”) e inovadores modestos (“modest innovator”).

PUBLICIDADE

publicidade

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, citada no comunicado, diz que “este é o resultado da elevada dinâmica do sistema científico e tecnológico regional em parceria com as empresas da região”.

“Os apoios do Centro 2020/Portugal 2020 nos projetos de Investigação e Desenvolvimento e no investimento inovador têm sido fundamentais para este resultado. Estes dados mostram que a região Centro está no bom caminho, mas que é preciso continuar a apostar na investigação e na inovação”, sublinha a responsável.

PUBLICIDADE

A região Centro foi classificada como forte inovadora regional, classificação melhor do que a do País (que se manteve como inovador moderado). Das 73 regiões europeias fortemente inovadoras, o Centro encontra-se na 68.ª posição. No ‘ranking’ das 238 regiões europeias, o Centro ocupa a 105.ª posição, correspondendo o seu desempenho a 91,6% da média da União Europeia.

Este estudo, explica ainda a CCDRC, avalia o desempenho dos sistemas de inovação através de um indicador compósito que integra 17 indicadores agrupados em quatro categorias principais: condições-quadro (mede os principais impulsionadores do desempenho da inovação externos às empresas), investimentos (capta o investimento público e privado na investigação e na inovação), atividades de inovação (capta os esforços de inovação das empresas) e impactos (mede os efeitos das atividades de inovação das empresas).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE