Coimbra

Colóquio Hei por bem.. Comemorar a Igreja de São Pedro de Lourosa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-06-2016

A Igreja de São Pedro de Lourosa, localizada na freguesia de Lourosa, município de Oliveira do Hospital, recebe amanhã, dia 14 de junho, a partir das 15 horas, o “Colóquio Hei por bem.. Comemorar a Igreja de São Pedro de Lourosa”.

PUBLICIDADE

lourosa

O colóquio assinala os 100 anos da classificação da Igreja de São Pedro de Lourosa como Monumento Nacional, pelo Ministério de Instrução Pública – Repartição de Instrução Artística, com publicação no decreto 2:445 de 14 de junho de 1916.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a abertura da sessão de trabalhos pela Diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o programa conta com a intervenção de especialistas em património e estudiosos da Igreja de São Pedro de Lourosa.

15h30   | “S. Pedro de Lourosa: Incompreensões acerca de uma igreja”

PUBLICIDADE

Paulo Almeida Fernandes, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

16h00   | “As aras da Igreja de S. Pedro de Lourosa (Oliveira do Hospital, Coimbra): algumas reflexões”

Fernando Patrício Curado, engenheiro técnico aposentado. Investigador com publicações na área da epigrafia latina e arqueologia nas últimas quatro décadas.

16h30   | “A classificação de bens imóveis: salvaguarda do património cultural e motor de desenvolvimento regional”

Isabel Policarpo, mestre em História da Arte, técnica superior da DRCC.

As comemorações incluem a apresentação de ferramentas comunicacionais e promocionais do património cultural existente no município de Oliveira do Hospital, assim como, do projeto de requalificação da envolvente da Igreja de São Pedro de Lourosa. O colóquio finaliza com um momento musical a cargo do Coral Sant’Ana e Orquestra Cultus Musicae.

Depois das celebrações do jubileu da Igreja de São Pedro de Lourosa, em 2012, a comemoração do centenário da classificação como Monumento Nacional vem salientar o valor patrimonial e cultural da Igreja, uma das mais antigas de Portugal e única do período Moçárabe.

A iniciativa, com participação livre, é organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio da Junta de Freguesia de Lourosa e da Fábrica da Igreja Moçárabe de Lourosa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE