Universidade

Coleção “Vozes da China e de Macau” em destaque no Museu da Ciência da UC

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 16-07-2013

Esta quarta-feira, às 17 horas, realiza-se uma nova sessão do ciclo “Objetos com História”, intitulada “Vozes da China e de Macau: colecção etnogáfica na Univesidade de Coimbra” (UC). Esta coleção proveniente da China e Macau, que integra o acervo Antropológico da UC, é constituída por mais de 400 exemplares recolhidos no final do século XIX. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

Júlio Henriques, antigo diretor do Museu Botânico, foi um dos principais impulsionadores da constituição desta coleção formada por objetos sobretudo de origem vegetal que se prestam a diversas funcionalidades e significados. A recolha destes objetos muito se deveu, também, ao empenho de José Alberto Corte Real, secretário-geral do Governo de Macau, que encarou este empreendimento como uma forma de estreitar os laços entre a colónia, a metrópole e os museus universitários.

Considerando esta coleção ainda pouco divulgada e exposta, esta sessão pretende apresentar uma breve análise comparativa entre o espólio e as fontes textuais que o acompanham e, ainda, contribuir para a sua contextualização histórica e institucional, a partir da qual outras questões poderão ser levantadas para aprofundar o seu estudo.

PUBLICIDADE

publicidade

O ciclo “Objetos com História” é uma iniciativa mensal do Museu da Ciência da UC que pretende incentivar o público a descobrir os objetos científicos e de História Natural que testemunharam momentos-chave da história da UC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE