Coimbra

Coldplay: Casa para arrendar em Coimbra por mais de 10 mil euros a noite

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-09-2022

Pouco mais de uma semana depois de os bilhetes para os concertos dos Coldplay, em Coimbra, terem sido colocados à venda, o mercado continua a fervilhar. Além da especulação na venda dos ingressos, que já levou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a fazer dois detidos, o mercado do alojamento está ao rubro. O Notícias de Coimbra encontrou uma casa para arrendar por 10563 euros a noite, na margem esquerda do Mondego!

PUBLICIDADE

Poderá imaginar que se trata de uma luxuosa mansão, mas não. É um normal T2, na zona da Guarda Inglesa. O apartamento está na plataforma de alojamento Airbnb e, para os dias dos concertos – 17, 18, 20 e 21 de maio de 2023 – custa “a módica” quantia de 10563 euros a noite, já com a taxa cobrada pela plataforma. 

Com muitas dúvidas sobre este alojamento, o NDC contactou o proprietário por mensagem que confirmou que “o apartamento está disponível ao preço mostrado entre os dias 16 e 22 de maio”. Questionado sobre outras datas, o anfitrião deixou de responder. 

PUBLICIDADE

Desde que os concertos foram anunciados, muita tinta tem corrido, e muitos euros têm voado, mas se há casos de anúncios online que são, claramente, brincadeiras, há também quem tente ganhar algum dinheiro extra ou mesmo fazer aquilo que acreditam ser o negócio das suas vidas. Apesar de muito acima dos preços habituais, os restantes alojamentos de gestão particular com vaga encontrados na busca do NDC, não chega à exorbitância de 10 mil euros, ainda assim há vários a 1000, 1500 e até 2000 euros. 

Entre os anunciantes, há os que se esforçam verdadeiramente para chamar a atenção. No OLX, encontrámos vários quartos “para os concertos dos Coldplay”. Um deles, por um milhar de euros a noite, fica a 15 minutos a pé do Estádio Cidade de Coimbra e por isso não tem “de procurar estacionamento”. O proprietário até disponibiliza um mapa com setas das localizações para mostrar a distância. Há até quem faça “transfer” para o local dos concertos. Na mesma plataforma online, está, por 350 euros a noite, um quarto com esse “plus” em Arazede, Montemor-o-Velho, com cama casal para duas pessoas e WC partilhado. Os anfitriões asseguram o transporte de ida e volta para o Estádio Cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos hotéis, há aumentos de preços, mas não tão elevados. “Na hotelaria, sabemos que se um cliente paga um valor alto, tem também uma expetativa alta. Se não somos um cinco estrelas, não devemos praticar um preço muito acima do que seria expetável. É claro que quando sabemos que há mais procura, aumentamos os preços, mas isso é o mercado a funcionar e é assim sempre”, disse ao NDC o gerente de uma unidade de alojamento no centro de Coimbra que não quis ser identificado.

Sendo uma altura do ano “apetecível” por causa do expetável aumento da procura devido aos concertos, muitas unidades hoteleiras da cidade e arredores “trancaram as datas” nas plataformas de reservas online. Hotéis como, a Quinta das Lágrimas, Dona Inês ou Tivoli, já não surgem como uma opção para a semana dos concertos, nos motores de busca mais utilizados. 

“Essa é uma prática comum quando sabemos que as reservas são praticamente garantidas. Não vamos pagar taxas a outros operadores quando podemos vender diretamente sem pagar a terceiros. Trancamos as datas”, explica outro responsável do ramo da hotelaria. 

Outros, como o Hotel Vila Galé, por exemplo, optaram por manter-se nos locais de venda online habituais, embora com um preço que aumenta, em média, para o dobro e não apostam as fichas todas, deixam algumas datas bloqueadas. A 2 de maio um quarto duplo nesta unidade hoteleira na Baixa da cidade custa 138 euros, 15 dias depois a fatura será de 358. Na Alta, o Sapiência passa de 188 euros para 493. Fora de Coimbra, o “efeito Coldplay” também se faz sentir. No Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, um quarto duplo com varanda passa de 114 euros, no início do mês, para 413 euros.

Também a faturar com os Coldplay estão opções mais alternativas, como é o caso dos motéis da zona de Coimbra. O conhecido Príncipe Encantado, na Mealhada, apresenta na homepage do site a mensagem “Dias 17-18-19-20-21 de Maio de 2023 os preços são sob consulta ( telefonar para o motel)”. Foi o que fizemos e ficámos a saber que os preços e as disponibilidades são controlados apenas pela gerência, caso a caso, e variam entre os 150 e os 200 euros. Caso pretenda uma suíte, com casa de banho, garagem e algumas com extras como cama vibratória, por 12 horas, o pagamento tem de ser imediato, caso contrário a reserva é cancelada. 

Já o motel Fonte dos Amores, em Torre de Vilela, Coimbra, passou a fazer reservas apenas para 24 horas para as datas dos concertos, mas manteve os preços tabulados: 105 euros para o quarto simples e 255 para a suite com piscina e banho turco. Todos os quartos têm casa de banho e garagem privativas. A unidade normalmente disponibiliza também alojamento para os períodos de quatro e 12 horas, com preços mais baixos, mas neste momento não aceita reservas para essas modalidades. A reserva também tem de ser paga após confirmação.

Apesar de o mercado estar mais agitado do que o habitual, a oferta ainda é muita e variada numa cidade ansiosa pela enchente prevista para maio de 2023. De 18 euros por um quarto na Baixa a 1500 por outro em Santo António dos Olivais junto ao Estádio, há muito para arrendar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE