Cidade

Coimbra Capital Europeia da Inovação? Sim! Só não se sabe quando.

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-03-2017

A Coligação Por Coimbra apresentou hoje, 10 de março, na Assembleia Municipal de Coimbra, uma proposta para candidatar Coimbra a Capital Europeia da Inovação.

PUBLICIDADE

coimbra
Os eleitos do PSD entendem que a cidade de Coimbra, durante longos anos reconhecida como capital da Região Centro, precisa mais do que nunca de se afirmar no plano nacional e internacional como centro de excelência não apenas no ensino, mas também na ciência e inovação.

Foi nesse contexto que desafiaram a Câmara Municipal de Coimbra a desenvolver uma estratégia clara que coloque a Inovação no centro da política autárquica como instrumento incontornável na resolução dos desafios que Coimbra enfrenta.

A proposta foi aprovada por unanimidade na AMC desta tarde. O PS ainda disse que não havia tempo para apresentar a candidatura até meados do ano, mas acabou por votar favor da iniciativa do PSD.

PUBLICIDADE

publicidade

O repórter ficou com a sensação que uma boa parte dos deputados não sabia o que estava a votar, mas como Coimbra é a capital de quase tudo, disseram que sim, mas Manuel machado pode dizer que não, pois não gostou de ser ultrapassado pela oposição.

A Capital Europeia da Inovação 2017 é uma iniciativa da Comissão Europeia que vai já na sua terceira edição e que pretende reconhecer a cidade mais inovadora na resolução dos seus desafios sociais (http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=icapital).

PUBLICIDADE

Na atribuição do prémio de 1,000,000 de euros, é também considerada a participação dos cidadãos e a abertura das cidades às iniciativas e propostas populares, aspectos sobre os quais Coimbra tem necessariamente de refletir.

Veja o documento subscrito pelos deputados municipais Dino Alves, Nuno Freitas, Manuel Rebanda, Rui Ramos e Cabral de Oliveira:

Entendemos que a cidade de Coimbra, durante longos anos reconhecida como capital da Região Centro, precisa mais do que nunca de se afirmar no plano nacional e internacional como centro de excelência não apenas no ensino, mas também na ciência e inovação.

É neste contexto que desafiamos a Câmara Municipal de Coimbra a desenvolver uma estratégia clara que coloque a Inovação no centro da política autárquica como instrumento incontornável na resolução dos desafios que Coimbra enfrenta.

Neste âmbito, propomos a apresentação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Inovação 2017, uma iniciativa da Comissão Europeia que vai já na sua terceira edição e que pretende reconhecer a cidade mais inovadora na resolução dos seus desafios sociais (http://ec.europa.eu/research/innovation-union/index_en.cfm?section=icapital).

Na atribuição do prémio de 1,000,000 de euros, é também considerada a participação dos cidadãos e a abertura das cidades às iniciativas e propostas populares, aspectos sobre os quais Coimbra tem necessariamente de refletir.

Capital Europeia da Inovação 201

A cidade de Coimbra, durante longos anos reconhecida como capital da Região Centro, precisa mais do que nunca de se afirmar no plano nacional e internacional como centro de excelência não apenas no ensino, mas também na ciência e inovação.

A conjugação de várias forças da cidade, desde a Universidade ao Instituto Pedro Nunes, dos centros de investigação às start-up que aqui nascem, propicia uma tempestade perfeita de ideias e iniciativas que nos tantas vezes nos enche de orgulho.

Todavia, este espírito empreendedor parece tardar em se revelar na criação de emprego, na fixação de jovens, e na melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos. Coimbra, e os seus decisores políticos, não podem prescindir de uma estratégia de médio prazo que articule os diversos agentes e que coloque a Inovaçãoao serviço da cidade.

Num esforço construtivo e positivo de orientar a acção do nosso executivo municipal, deve esta Assembleia exigir uma estratégia clara que coloque a Inovação como instrumento central na resolução dos nossos desafios locais.

É neste contexto que nos parece oportuno avaliar uma possível candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Inovação 2017, uma iniciativa da Comissão Europeia que vai já na sua terceira edição e que pretende reconhecer a cidade mais inovadora na resolução dos seus desafios sociais. Na atribuição do prémio de 1,000,000 de euros, é também consideradaa participação dos cidadãos e a abertura das cidades às iniciativas e propostas populares, aspectos sobre os quais Coimbra tem necessariamente de reflectir.

Assim, sob proposta da bancada da Coligação Por Coimbra,a Assembleia Municipal de Coimbra reunida aos 10 dias do mês de Março recomenda à Câmara Municipal de Coimbra que:

Se desenvolva um projecto municipal centrado na transparência, na inovação, e na participação cidadã, envolvendo a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes, e as demais forças vivas da cidade.

Se apresente este projecto à Comissão Europeia enquanto candidatura de Coimbra a “European Capital ofInnovationAward 2017 – iCapital”

Em actualização com som

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE