Coimbra voltará a ter troleicarros. Só não se sabe quando!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-11-2017

Um dia depois de Notícias de Coimbra ter contado que os troleicarros deixaram de circular em Coimbra, a autarquia local comunica que está iniciar a requalificação da rede que suporta os veículos de transporte colectivo munido de pneus e impulsionado electricamente por cabos aéreos.

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Segundo a CMC, “trinta postes da rede de tração elétrica dos troleicarros começaram hoje a ser substituídos, depois de detetada essa necessidade para garantir a total funcionalidade e segurança do serviço”

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A obra foi adjudicada pelo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) à empresa Helenos S.A., pelo valor de 60.872,75€ (+ IVA), nos termos previstos pelo Código dos Contratos Públicos.

O município liderado pelo socialista Manuel Machado não adianta o prazo de conclusão da obra, pelo que ficamos sem saber quando é que a dúzia de troleicarros voltará a fazer parte da paisagem urbana.

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Segundo a CMC, a necessidade de intervenção em alguns postes da rede de tração elétrica foi detetada após um levantamento efetuado pelos SMTUC e de uma análise mais detalhada realizada pelo Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

Nesse âmbito, concluiu-se que os trinta postes teriam de ser substituídos para garantir a total funcionalidade do serviço e a segurança do mesmo, acrescenta a Câmara.

Esta intervenção prevê a montagem de postes novos, para substituição dos degradado. Os postes, apesar das várias tipologias que serão usadas, serão, em geral, em aço carbono e terão 9,6m de altura.

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Recordamos que os ecológicos e típicos troleicarros dos Serviços Municipalizados de Coimbra deixaram de circular na cidade de Coimbra desde os tempos em que Princesa Cindazunda foi “viver” para a  novel Praça do Arnado

Contactada por Notícias de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, admitiu ontem que “na altura da requalificação da Praça do Arnado os troleicarros deixaram de circular porque a rede de tração teve de ser retirada”.

A edilidade afirmava ainda que “entretanto, antes de voltarem a circular, foi efetuado, pelos SMTUC, um levantamento do estado da rede de tração. Aí foram identificadas necessidades de recuperação de alguns pontos da rede”.

Nesse sentido, e para garantir a total funcionalidade do serviço e a segurança do mesmo, iniciou-se uma manutenção dos postes eletrificados e da rede, garantia autarquia liderada por Manuel Machado, auto-intitulado “especialista em rotundas”, que prefere chamar “praça” à obra “plantada” na Fernão da Magalhães.

MACHADO

A CMC aproveita a oportunidade para lembrar que este “é mais um investimento do Município na rede de transportes públicos, que, recorde-se, investe cerca de 9 milhões de euros anuais para assegurar o custo social dos transportes, permitindo, assim, que o valor que os utentes pagam se mantenha inferior ao custo real das viagens”.

Destes 9 milhões de euros, cerca de 80% tem origem nas subvenções mensais que a Câmara Municipal de Coimbra transfere para os SMTUC, sendo o restante oriundo da receita dos parques de estacionamento na via pública.

O executivo da CMC tem vindo a apostar na renovação da frota dos SMTUC, desde o mandato 2013-2017, que se traduziu num reforço de 30 veículos durante esse período, o que corresponde a um investimento municipal de 3,3 milhões de euros. A lista de aquisições inclui 10 autocarros novos, 10 autocarros usados, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida e 7 miniautocarros. Um esforço que permite apresentar atualmente uma frota dos SMTUC composta por 141 autocarros com uma média de idades de 13 anos.

Notícias de Coimbra relembra que em 2015 os SMTUC encomendaram, por ajuste directo, o serviço de pintura dos 550 postes da Rede de Tração Eléctrica do Troleicarros, pagando 115.00 Euros por cada unidade, o que implicou uma despesa de 63 250.00 Euros + 23% de IVA.

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