Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra volta a estar entre concelhos de risco máximo de incêndio

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-08-2021

Quarenta municípios do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Em risco muito elevado estão cerca de 90 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado toda a região do Alentejo e mais de cinco dezenas de municípios nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

PUBLICIDADE

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental uma pequena subida da temperatura e céu geralmente limpo, com nebulosidade matinal no litoral Centro. O vento vai soprar de forma mais intensa na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

As temperaturas máximas vão variar entre os 26º (Sagres e Sines) e os 36º (Évora) e as mínimas entre os 12º (Viana do Castelo e Leiria) e os 21º (Faro).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com