Coimbra

Coimbra vai ter um parque canino  

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-10-2020

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a criação de um parque canino na freguesia de Santo António dos Olivais, que foi um dos projetos vencedores da 2ª edição do Orçamento Participativo do município, da autoria de Catarina Lopes Serra. A empreitada já foi adjudicada à empresa vencedora do concurso, Irmãos Lopes e Cardoso, Lda., representa um investimento municipal de cerca de 120.000 euros e inclui melhoramentos do espaço público contíguo ao parque para usufruto de todos. Já o espaço próprio para cães terá uma área total de 1200m2, onde estes se podem exercitar e socializar à vontade.

 

PUBLICIDADE

“O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino” foi o grande vencedor do Coimbra Participa 2019, com 1000 votos, prevendo um investimento de 50.000 euros. Uma proposta da autoria de Catarina Lopes Serra, que visa a construção de um espaço próprio para cães, onde estes se possam exercitar e socializar, na freguesia de Santo António dos Olivais.

PUBLICIDADE

publicidade

Em junho, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, aprovou o projeto de execução e a abertura de um procedimento de contratação pública para a execução do parque canino, que vai crescer num local até aqui ermo, entre a avenida Elísio de Moura e a rua Monsenhor Alves Brás. Agora a obra foi adjudicada à empresa que venceu o concurso e o custo total da empreitada ascende aos 120.00 euros, pois a autarquia assumiu a requalificação do espaço público envolvente, através da criação de alguns caminhos pedonais para utilização deste novo local por um público mais alargado como área de passeio e lazer e da instalação de iluminação pública.

O parque canino terá uma área total de 1200m2, dividida num espaço de 800m2 para cães de grande porte e outro de 400m2 para cães de pequeno porte. O espaço será totalmente vedado por uma vedação metálica com 1,50m de altura, e nas frentes em que confina com o caminho pedonal será afastado em cerca de 3m, interpondo-se entre o caminho e o parque canino uma faixa verde plantada com sebes arbustivas e árvores de sombreamento. Esta sebe permite maior separação visual exterior/interior, evitando potenciais conflitos.

Os dois espaços de recreio canino serão sombreados por árvores, as quais serão protegidas por uma vedação em madeira de 3x3m, assegurando desta forma o seu pleno desenvolvimento sem agressões provocadas por elevada concentração de urinas, distúrbios do sistema radicular por escavação ou pisoteio. Complementarmente, prevê-se a colocação de um elemento de sombreamento do tipo pérgula em madeira e alguns bancos em betão para usufruto dos donos dos cães. O parque será equipado com vários elementos, tais como bebedouros para cães, dispensadores de sacos, recipientes para dejetos e placa informativa. Serão ainda colocados equipamentos para cães grandes, como barreira de saltos, com três alturas distintas, prancha, sobe e desce e gincana com nove postes; e para cães pequenos, aro para saltos, túnel canino 2000 madeira, prancha e sobe e desce.

Serão também colocados bancos no exterior do parque, assim como um bebedouro, de modo a que este local possa ser usufruído pela restante população. Prevê-se ainda a colocação de rega gota-a-gota nas árvores e nos arbustos a plantar, de rega por aspersão na zona semeada, e, ainda, a colocação de uma boca de rega que possa ser usada para higienização. Está igualmente contemplada uma drenagem da caixa de areão.

Recorde-se que a segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra contou com 93 propostas candidatas, das quais 46 viram os seus projetos submetidos a votação. Foram registados 6491 votos, que elegeram os quatro projetos vencedores, que representam um investimento municipal de 490 mil euros nestas ideias que visam contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de todos os que habitam ou visitam o concelho de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE