Coimbra

Coimbra vai requalificar viaduto do Calhabé

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai requalificar o viaduto do Calhabé, na freguesia de Santo António dos Olivais. Na próxima reunião de segunda-feira, o executivo municipal vai analisar e votar o projeto de execução para esta empreitada, na qual a autarquia prevê investir cerca de 820 mil euros. O objetivo é melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais do viaduto, sendo uma intervenção que irá também aumentar a segurança e a durabilidade desta infraestrutura, tendo em consideração uma inspeção realizada. 

PUBLICIDADE

A CM Coimbra já tem projeto de execução para requalificar o viaduto do Calhabé. Uma obra que visa melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais, mas que é também necessária para melhorar a segurança e a durabilidade da estrutura, depois de realizada uma inspeção. O projeto de execução prevê um investimento de cerca de 820 mil euros para requalificar profundamente este viaduto que remonta à década de 70 do século XX.

Trata-se de uma infraestrutura metálica constituída por cinco vãos, sendo o tabuleiro suportado por vigas longitudinais e pilares metálicos, com encontros em betão armado. Embora não tenham sido identificadas anomalias relevantes, a inspeção realizada permitiu detetar que o estado de conservação é mau.

PUBLICIDADE

O projeto contempla a realização de uma intervenção geral na estrutura, sendo também reformulados os guardo-corpos, assim como as guardas de segurança das faixas de rodagem existentes de forma a garantir a segurança pedonal e rodoviária.

Será ainda reformulada a solução dos painéis de proteção aos edifícios adjacentes ao viaduto.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, o sistema de iluminação pública do viaduto e da envolvente próxima será todo renovado, sendo colocadas novas colunas, luminárias LED e sistemas de gestão de iluminação eficiente e amigo do ambiente.

O projeto comtempla também a requalificação do acesso sul ao viaduto, que inclui a reformulação do cruzamento com a rua de Angola, onde vão também ser reformulados alguns passeios, assim como as zonas de estacionamento afetas e a sua integração paisagística.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE