Coimbra

Coimbra: Trabalhadores da empresa Ambiente e Jardim em greve (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-08-2021

Trabalhadores da empresa Ambiente e Jardim, do setor da portaria, vigilância, limpeza, domésticas e atividades diversas marcaram presença na Estação Nova, em Coimbra, para protestarem contra os pagamentos dos salários em atraso do mês de julho.

PUBLICIDADE

Armindo Carvalho, coordenador regional da STAD (Sindicato dos Trabalhadores de Atividades Diversas) conta que a situação é caótica, pois existem funcionários a passar por necessidades: “Alguns deles têm que andar a pedir comida às instituições de caridade. É inadmissível”, acrescentando também que “as pessoas estão a contar com o dinheiro ao fim do mês e depois não têm dinheiro para comprar o passe para virem trabalhar”.

A manifestação não é novidade, aliás, já ocorreu uma manifestação semelhante, no mês de maio, pelos mesmo motivos e só foram pagos a 15 junho. De acordo com Armindo Carvalho têm sido uma sucessão de manifestações: “Já vamos em vários dias de greve, desde o início desta situação. Esta empresa já teve vários incumprimentos inclusive à Segurança Social, há cerca de um ano e meio. Tinha seis meses em atraso das contribuições dos trabalhadores e não houve fiscalização para impedir esta empresa de continuar a trabalhar. Isto é um flagelo!”, comenta o coordenador regional da STAD.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o sindicalista, não estavam presentes todos os representantes de cada setor envolvido: “Temos aqui poucas pessoas do setor da limpeza porque a grande maioria já está de baixa porque psicologicamente já não aguenta esta situação”.

Armindo Carvalho, por fim, deixa um apelo ao Governo português: “A Ministra do Trabalho já deu instruções quanto à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Santa Casa já substituiu a empresa. É isso que exigimos à AMF, à IP, à CP que tomem essa medida… que hoje já é tarde!”.

PUBLICIDADE

A empresa Ambiente e Jardim é uma empresa de limpezas industriais que presta serviços em organismos públicos, como por exemplo, no hospital Pedro Hispano, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na Câmara Municipal de Sintra e abrange a limpeza dos comboios CP.

A greve não se ficou apenas por Coimbra. Ocorreu em outras cidades do país como em Faro, Porto e Lisboa.

Pode ver o vídeo da manifestação do Sindicato dos Trabalhadores de Atividades Diversas (STAD) gravado pelo NDC:

Pode ver aqui a entrevista do NDC a Armindo Carvalho, coordenador regional do STAD.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE