Coimbra

Coimbra tem fraca cobertura de Internet. Reclamação segue para o regulador das comunicações

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-02-2021

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, mostra-se preocupado com o deficiente serviço de cobertura de Internet em algumas freguesias do concelho, no atual contexto em que as comunicações digitais assumem particular relevância no teletrabalho e no ensino à distância. O autarca reuniu hoje com o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, que deu conta de que a instalação da fibra ótica por parte da Altice, em agosto passado, não foi concluída e que o serviço de Internet por ADSL tem apresentado diversas limitações. As autarquias vão voltar a reclamar à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), entidade que tem a competência de fiscalizar o cumprimento da lei neste setor.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Machado e Fernando Santos reuniram hoje na sede da Junta de Freguesia de Ceira para articularem a atuação das autarquias relativamente ao deficiente serviço de cobertura de Internet que as operadoras estão a prestar, designadamente em Ceira.

Já em abril de 2020, as autarquias encetaram diversos contactos com as operadoras de telecomunicações e a situação particular de Ceira foi exposta à ANACOM. A Altice informou a CM Coimbra de que iria arrancar com a construção da rede de fibra ótica em Ceira, Vendas de Ceira, Boiça e Lagoas durante o mês de agosto. Todavia, o presidente da Junta de Freguesia dá conta de que esse trabalho não foi concluído e, por isso, não resolveu o problema das pessoas. Fernando Santos denuncia mesmo que há ruas onde algumas casas têm fibra ótica e a casa do lado já não tem.

PUBLICIDADE

No atual contexto em que o teletrabalho e o ensino à distância assumem maior relevância, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, considera “lamentável que as operadoras não garantam a cobertura de Internet adequada e com qualidade suficiente para responder às necessidades da população”. “Não é aceitável que por esta razão existam cidadãos prejudicados no seu trabalho ou na educação”, salienta Manuel Machado.

As autarquias vão enviar à ANACOM uma reclamação para que se possa resolver este problema com as operadoras e não causar mais desigualdades, pois as operadoras “não estão a cumprir a legislação e os contratos de prestação deste serviço público”, concluiu.

Recorde-se que a CM Coimbra, logo no terceiro período do ano letivo anterior, disponibilizou equipamentos informáticos (internet e tablets) aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação. Neste momento, passados 10 meses, a autarquia tem mais de 1300 equipamentos cedidos, a título de empréstimo, e prepara-se para adquirir mais 1150 equipamentos (internet e computadores portáteis) para fazer face a eventuais necessidades. A CM Coimbra disponibiliza gratuitamente ainda uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, a E@D.Coimbra, a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE