Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra: Rua Manuel Rodrigues volta a estar fechada ao trânsito para obras

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-01-2023

O primeiro troço da rua Manuel Rodrigues, junto à rua da Sofia, vai ser fechado ao trânsito, por motivos de segurança, a partir das 15h30 de amanhã, dia 06 de janeiro, para reparação do pavimento da faixa de rodagem, na sequência da degradação dos materiais escolhidos. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. As obras de reparação das patologias existentes vão decorrer durante os próximos 30 dias.

PUBLICIDADE

A partir das 15:30 de amanhã, dia 06 de janeiro, um primeiro troço da rua Manuel Rodrigues, junto à rua da Sofia, vai ser fechado ao trânsito para reparação do pavimento da faixa de rodagem, na sequência da degradação dos materiais escolhidos O planeamento de trabalhos prevê, segundo a informação técnica dos serviços municipais, uma intervenção alargada no troço do arruamento confinante com o cruzamento com a rua da Sofia, o que, numa primeira fase, “vai implicar o corte total de circulação automóvel”. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. Posteriormente, de acordo com a informação técnica, vão ser realizadas “intervenções pontuais de reparação ao longo do arruamento”.

Numa segunda fase, acrescentam os serviços, “vai ser realizada uma intervenção mais extensa na zona de transição do arruamento com o Largo do Arnado, sendo nessa altura proposta a adaptação do Plano de Sinalização Temporária” que, naturalmente, vai ser posto em execução, desde já, no sentido de facilitar a circulação na zona. O acesso à avenida Fernão Magalhães poderá ser feito através da rua João Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

O prazo de execução dos trabalhos, se não existirem constrangimentos e as condições meteorológicas o permitirem, é de 30 dias, pelo que se apela à compreensão de todos para esta situação que resulta da necessidade de reparar as diversas anomalias detetadas na obra. Recorda-se que esta intervenção decorreu no âmbito da empreitada “PEDU – Rua para Todos – Baixa e Rio: Rua João Machado e Rua Doutor Manuel Rodrigues”, adjudicada em 13 de julho de 2020, à empresa Embeiral – Engenharia e Construção, SA., pelo valor de 1.028.780,23 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 390 dias.

Importa, ainda, referir que o atual executivo municipal considera “a solução adotada, para além de muito cara, é desadequada ao local”, já que a elevada carga dos autocarros acarreta problemas estruturais nas lajetas de granito, que têm conduzido à sua rápida rotura. As considerações da vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, proferidas na Reunião de Câmara de 17 de outubro, acrescentam que “o método de construção adotado para aplicação das lajetas na rua João Machado teve de ser alterado e o projeto da estrutura do pavimento teve de ser reforçado, de forma a controlar os assentamentos e a degradação/rotura das lajetas”, pelo que é expectável que os problemas nesta rua venham a ser menores.

PUBLICIDADE

A vereadora do Urbanismo já tinha adiantado que seria expetável que “a Câmara Municipal tenha de reverter a solução de lajetas para calçada em cubos de granito, como aliás foi proposto em fase de anteprojeto por parte dos serviços técnicos, solução rejeitadas por decisão política infundamentada”. “Esta decisão política terá consequências graves para todos, já que para além do custo extraordinário desta solução, as obras arrastam-se no tempo, com particular desgaste para os comerciantes locais que tardam em ver estas obras concluídas”, acrescentou ainda a autarca.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com