Coimbra

Coimbra retoma atividades culturais ao ar livre com “drive-in” no Rebolim

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-06-2020

Depois da reabertura do Museu e da Biblioteca Municipal a 18 de maio, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a preparar agora a retoma da programação das atividades culturais ao ar livre, após cerca de três meses de maior confinamento provocado pela pandemia da COVID-19.

PUBLICIDADE

O “drive-in” no Rebolim, no dia 20 de junho, é um “warm-up” das Festas da Cidade de Coimbra, que se vão realizar de 03 a 12 de julho e que a autarquia está a preparar com toda a segurança, em cumprimento das recomendações das autoridades de saúde, com o objetivo de ajudar na retoma das atividades económicas e de apoiar os artistas da cidade e da região.

Coimbra está a retomar progressivamente a atividade, após cerca de três meses de maior confinamento provocado pela COVID-19 e que obrigou ao adiamento para 2021 de atividades como a Feira Cultural, a Festa da Flor e da Planta, a Feira Medieval e várias edições da Feira de Artesanato Urbano e da Feira de Exposição e Mostra de Velharias. Para assinalar a abertura ao público do requalificado acesso ao Rio Mondego no Rebolim e retomando, assim, a programação de animação urbana, a CM Coimbra vai organizar, no dia 20 de junho, um “drive-in” com José Cid como cabeça-de-cartaz e com a dupla de DJs Fabior e Filipe Sanches a iniciar a noite. Uma festa há muito prevista, mas que teve de ser repensada face ao atual contexto da pandemia e garantindo o rigoroso cumprimento de todas as normas da Direção-Geral da Saúde para mitigar a propagação da doença.

PUBLICIDADE

publicidade

Para isso a entrada será controlada e os bilhetes são de aquisição exclusiva em https://ticketline.sapo.pt/evento/50043 (a partir das 14h00 de hoje) ou na bilheteira do Convento São Francisco (também a partir de hoje das 15h00 às 20h00). Cada bilhete dá acesso a um veículo ligeiro de passageiros e a entrada será feita por ordem de chegada. Após a validação do bilhete serão colocados os números no exterior das viaturas, que serão posteriormente encaminhadas para o seu lugar. As viaturas devem estar equipadas com autorrádio e na entrada do recinto será facultada informação sobre a frequência a sintonizar. A saída dos ocupantes das viaturas é proibida e no local serão fornecidos quatro contactos de telemóvel para apoio ao evento, que servirá para autorização de acesso às instalações sanitárias (uso obrigatório de máscara) ou para saída de emergência. Durante todo o concerto o motor da viatura deve estar desligado e os vidros só podem estar abertos até 7cm. Por fim, a saída das viaturas vai realizar-se de forma organizada, pela mesma ordem de entrada por uma via devidamente assinalada.

O “drive-in” no Rebolim é um “warm-up” das Festas da Cidade de Coimbra que se vão realizar de 03 a 12 de julho, apesar de diferentes e adequadas ao contexto que vivemos atualmente. Serão umas Festas da Cidade numa Coimbra atrativa e segura, sem grandes concentrações de pessoas, ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, face ao sucesso da programação apresentada. Este ano, as Festas da Cidade serão orientadas para três objetivos específicos e de extrema importância para o executivo municipal: apoiar a retoma das atividades económicas; centrar a programação em artistas da cidade e da região de Coimbra; e sempre no cumprimento estrito das orientações da Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Relativamente ao Rio Mondego, recorde-se que a CM Coimbra começou a requalificar os acessos em 2019. Depois foi realizada limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, foram criadas infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água, e a criação de uma zona ordenada para estacionamento. Um investimento que só foi possível depois de, em julho do ano passado, a CM Coimbra ter adquirido um terreno com cerca de 15.000 m2 de área contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80.000 euros. Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, como a requalificação da zona de estacionamento ordenado, a instalação de novos sanitários e de iluminação pública. Das 10h00 às 19h00 o local terá também vigilância por nadador-salvador devidamente credenciado. A ligar o Rebolim vai existir também um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade. Este projeto está a criar mais de 15 km de ciclovia, um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.

Programa “drive-in” Rebolim

20h30 – Abertura de portas com DJs Fabior e Filipe Sanches

22h00 – José Cid

23h45 – Encerramento

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE