Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra requalifica viaduto do Calhabé e reforça número de auxiliares nas escolas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 26-07-2021

O município de Coimbra vai investir 820 mil euros na requalificação do viaduto do Calhabé, próximo do Estádio Cidade de Coimbra, para melhorar a imagem urbana e as acessibilidades pedonais.

PUBLICIDADE

A intervenção, que será votada hoje à tarde em sessão de Câmara, vai permitir também aumentar a segurança e a durabilidade daquela infraestrutura, construída na década de 70 do século XX, cujo estado de conservação inspira cuidados, de acordo com uma inspeção realizada.

“O projeto contempla a realização de uma intervenção geral na estrutura, sendo também reformulados os guarda-corpos, assim como as guardas de segurança das faixas de rodagem existentes de forma a garantir a segurança pedonal e rodoviária”, explica o município, em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a nota, será ainda reformulada a solução dos painéis de proteção aos edifícios adjacentes ao viaduto e renovado todo o sistema de iluminação pública do viaduto e da envolvente, “sendo colocadas novas colunas, luminárias LED e sistemas de gestão de iluminação eficiente e amigo do ambiente”.

O projeto contempla também a requalificação do acesso sul ao viaduto, que inclui a reformulação do cruzamento com a rua de Angola, onde vão também ser reformulados alguns passeios, as zonas de estacionamento e a sua integração paisagística.

PUBLICIDADE

Na sessão de hoje, com início agendado para as 15:00, a Câmara de Coimbra vai votar também o reforço dos assistentes operacionais nas escolas com 56 novos auxiliares de ação educativa.

“Desde que a autarquia assumiu as competências na área da Educação no âmbito da descentralização da administração central do Estado, a 01 de janeiro de 2021, que já reforçou significativamente as escolas num total que vai agora chegar a 81 auxiliares”, refere o comunicado.

A Câmara de Coimbra salienta que este reforço é “necessário para cumprir com os rácios e os normativos legais atualmente em vigor, dando resposta às necessidades manifestadas pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do município”.

Os novos funcionários vão ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas e prestar serviço em estabelecimentos do pré-escolar ao 12.º ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com