Académica representada em torneio de Natação que junta doentes com Espondilite Anquilosante e atletas federados

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-02-2018

O programa EA Team junta, pela primeira vez, atletas federados e doentes de Espondilite Anquilosante num torneio desportivo único e inédito para dar a conhecer a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico. 

PUBLICIDADE

Apresentação I Torneio ANEA

A cidade de Coimbra vai ser uma das cidades representadas nesta prova com a participação do atleta Ricardo Lacerda, da Associação Académica de Coimbra, que formará equipa com atletas ANEA, que têm Espondilite Anquilosante.

PUBLICIDADE

A Espondilite Anquilosante é uma doença praticamente desconhecida, mas que atinge cerca de 50 mil portugueses1. Por vezes rígida e inflexível, a Espondilite Anquilosante afeta a mobilidade de quem dela sofre, tendo um forte impacto na sua qualidade de vida2,3. Contudo, é possível atrasar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas. E, para isso, é fundamental uma prática regular de exercício físico, recomendando-se, sobretudo, a natação.

O programa EA Team surge assim não só da necessidade de promover um maior conhecimento da sociedade sobre esta patologia, mas sobretudo incentivar os doentes, a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

PUBLICIDADE

publicidade

O I Torneio de Natação ANEA é a primeira iniciativa deste programa que junta, pela primeira vez, atletas federados e doentes, a nadar juntos, passando uma mensagem de superação de obstáculos e desafio de limites.

Esta competição vai juntar em equipas 10 clubes de natação, entre os quais o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Futebol Clube do Porto (FCP) e o Sporting Clube de Braga (SCB). Juntos, atletas e doentes irão treinar juntos para nadarem lado a lado na competição final, que terá lugar a 22 de abril.

O I Torneio de Natação ANEA é a primeira grande ação do Programa EA Team, uma iniciativa da Novartis e Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e que conta com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE