Coimbra reivindica um investimento no território e “correção das assimetrias que separam a região”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-04-2018

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento da Região de Coimbra reivindicou hoje um investimento no território e a “correção das assimetrias que separam a região” de outras mais desenvolvidas do país.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, este órgão de natureza consultiva da comunidade intermunicipal Região de Coimbra alertou igualmente para a questão da mobilidade, manifestando unanimidade na necessidade de “concretização do sistema de mobilidade do Mondego, da ligação Coimbra-Viseu, da conclusão do IC6 e da requalificação da linha da Beira Alta”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, defenderam a “execução de projetos comprometidos com a estratégia de desenvolvimento local suscetível de reverter a desertificação do interior do País e de valorizar as potencialidades económicas do território”.

Os conselheiros da região apelaram também à “defesa de políticas públicas concretas para os territórios de baixa densidade e a necessidade de recuperação económica e social dos municípios afetados pelos incêndios florestais de 2017”.

PUBLICIDADE

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento da Região de Coimbra (CEDI) elogiou igualmente a ação da comunidade “na aplicação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial nas áreas da saúde, educação, modernização administrativa, eficiência energética, gestão de riscos e alterações climáticas, turismo, promoção do emprego e criação de empresas, através do sistema de incentivos SI2E”.

O Conselho Estratégico fez ainda uma “avaliação positiva da estratégia definida” pela comunidade “no acompanhamento da reprogramação do Portugal 2020, considerando essencial a aplicação de políticas que permitam gerar e fixar a riqueza e o emprego, de modo a inverter as tendências regressivas que limitam o desenvolvimento e/ou ameaçam de declínio a Região de Coimbra”.

O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento da Região de Coimbra integra as seguintes entidades: Universidade de Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Centro, Cáritas Diocesana, Instituto de Segurança Social, Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Agricultura e Pescas – Centro, Centro Hospital e Universitário de Coimbra, Administração Regional de Saúde e Comando Distrital Operações de Socorro de Coimbra.

O Instituto Pedro Nunes, IAPMEI – Direção Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal, Conselho Empresarial do Centro, Administração Porto da Figueira, Instituto do Emprego e Formação Profissional, ITAP, Instituto Politécnico de Coimbra, Educação do Centro, Guarda Nacional Republicana de Coimbra, Polícia de Segurança Pública de Coimbra também são conselheiros.

Outros elementos do órgão são a Administração da Região Hidrográfica – Centro, Instituto Português do Desporto e Juventude do Centro, DR Cultura do Centro, União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do BM, ADICES, ADELO, Terras de Sicó, ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra e Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE