Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra Região da Gastronomia 2021 vai manter a genuinidade com inovação. Palavra de Luís Lavrador

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-10-2018

  O embaixador da candidatura de Coimbra a Região Europeia da Gastronomia 2021, Luís Lavrador, disse hoje que o grande desafio que se coloca a partir de agora à região é manter a genuinidade, mas com inovação.

PUBLICIDADE

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), na Embaixada da Eslovénia.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os desafios a partir de agora são muitos, além de mantermos esta performance de qualidade, temos um outro que é sermos genuínos no que vamos apresentar, mas já com um toque de inovação”, frisou o chefe de cozinha Luís Lavrador.

O chefe entende que a região tem de “ir atualizando e estar muito dentro daquilo que são tempos e as modas, sem nunca negar a memória nem a história”.

PUBLICIDADE

“Mas temos de começar a mostrar que somos capazes de mudar e renovar, atualizando as coisas todos os dias para que amanhã a nossa gastronomia continue viva, dinâmica e pujante, como sempre foi”, sublinhou.

Para Luís Lavrador, o grande desafio passa por atualizar as coisas “num mundo em constante mudança, em que as coisas mudam de um dia para outro, e em que as pessoas gostam de novas experiências”.

O chefe de cozinha, que acompanhou todo o processo da candidatura da CIM Região de Coimbra, considera que é necessário “trabalhar para se tornar a gastronomia regional ainda mais atrativa, do ponto de vista da imagem”.

“Foi trabalho diário e sempre muito confiante, com expectativa de que íamos ser nomeados, porque temos uma região muito forte, que abarca o mar e a serra, e que tem as melhores iguarias que se comem em Portugal. Basta ver os concursos das Sete Maravilhas, em que estamos sempre lá”, referiu.

Agora, frisou Luís Lavrador, deve “aproveitar-se esta onda para projetar a gastronomia através de uma imagem mais atrativa e de venda, porque se isto tudo também não tiver algum retorno económico de pouco valerá”.

O embaixador da candidatura de Coimbra a Região Europeia da Gastronomia 2021 defendeu um trabalho de base ao nível agrícola, em que haja cuidado na produção de bons produtos, com aposta na criação de gado para haver boas carnes, “já que peixe existe do melhor do mundo na costa” portuguesa.

“Não nos devemos deixar levar pela produção em escala e temos de pugnar pela manutenção da existência de peixe em abundância, sem esgotar os stocks das várias espécies”, reforçou.

Luís Lavrador disse também que deve ser feita uma aposta na agricultura “sustentável e biológica” e na formação dos agentes ligados à gastronomia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com