Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra reforça ligação de transportes públicos ao iParque

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-03-2023

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão reforçar a ligação ao iParque, a partir do próximo dia 16 de abril, com a criação da Linha 48T (Portagem-IParque/via Covões), que vai sair da Portagem às 7:20 e às 16:40 e do iParque às 7:40 e 17:00. A proposta, já aprovada pelo Conselho de Administração dos SMUTC, vai ser analisada e aprovada na próxima reunião do Executivo municipal, de dia 13 de março.

PUBLICIDADE

A ligação ao iParque foi reforçada, a título experimental, em meados do ano passado, a pedido da empresa Olympus, com a introdução de dois novos horários na Linha 48, ajustados à entrada e saída dos trabalhadores, com os autocarros a saírem da Portagem às 7:20 e a regressarem às 17:00. A medida registou bons indicadores e, de acordo com os dados disponíveis de setembro a dezembro de 2022, os SMTUC transportaram 1496 passageiros no total das duas viagens.

“A viagem da manhã, com início na Portagem às 7:20 registou 545 passageiros e a viagem da tarde, com início no iParque às 17:00, teve um registo de 951 passageiros”, refere-se na informação técnica, onde se sublinha que, nos últimos dois meses do ano foi registado um acréscimo na procura: em novembro, uma média de 15 passageiros por dia e, em dezembro, de 23.

PUBLICIDADE

publicidade

Os bons indicadores registados e o aumento da procura da linha levaram à proposta de criação de uma nova linha, a 48T. “A criação desta linha vai poder alavancar a utilização do transporte público para o destino em análise, cuja potencialidade de instalação de tecido empresarial vai com certeza aumentar, permitindo que as deslocações dos trabalhadores sejam efetuadas com recurso à rede de transportes dos SMTUC. Estas políticas de flexibilização dos horários ajustados aos fluxos laborais contribuem para a redução do uso do transporte individual, permitindo atingir os compromissos assumidos pelo Município de Coimbra em matéria de descarbonização e metas da neutralidade carbónica plasmadas no Programa Municipal para as Alterações Climáticas”, lê-se na informação técnica.

Razões que levaram o Conselho de Administração dos SMTUC a decidir, no passado dia 10 de fevereiro, “autorizar a criação da Linha 48T com a designação, Portagem–IParque/via Covões e, ainda, que as viagens realizadas em vazio passem a realizar-se em serviço reforçando a oferta para a zona do Fórum e Santa Clara, no percurso entre a Portagem e o iParque.” Assim, a partir do próximo dia 16 de abril, a Linha 48T vai passar a funcionar, com partida da Portagem às 7:20 e às 16:40 e do IParque às 7:40 e às 17:00.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com