Cidade

Coimbra reduz preço da água para famílias, empresas e IPSS

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-04-2020

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, determinou por despacho várias medidas extraordinárias que resultam na redução do preço da fatura da água para as famílias, empresas de comércio, indústria e serviços, bem como às instituições particulares de solidariedade social de Coimbra. Este é mais um apoio da autarquia perante os impactos negativos da pandemia da COVID-19.

PUBLICIDADE

A autarquia de Coimbra não sobe o preço da água desde 2013, mas tendo em consideração o atual contexto vai reduzir o valor das faturas da água, nos meses de abril, maio e junho, às famílias, empresas de comércio, indústria e serviços, e instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Estas medidas terão um impacto financeiro de cerca de um milhão de euros.

PUBLICIDADE

O despacho do presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, depois de ouvido o Conselho de Administração da Águas de Coimbra, E.M., determina a isenção do pagamento dos consumos mensais correspondentes ao 1º escalão da tarifa variável de água a todos os cerca de 76.000 consumidores domésticos. Na prática, esta medida resulta na atribuição gratuita às famílias de 5000 litros de água por mês, sendo faturada apenas a água que for consumida para além desta quantidade, de acordo com o tarifário em vigor.

Relativamente às empresas de comércio, indústria e serviços será aplicada a isenção do pagamento das tarifas fixas de água e saneamento, tendo também em consideração que parte considerável destas cerca de 7000 empresas estão ou estiveram encerradas por determinação do estado de emergência.

PUBLICIDADE

publicidade

Já para as cerca de 180 IPSS de Coimbra, para além de normalmente já usufruírem de um tarifário mais favorável, Manuel Machado determinou tarifa zero. Isto é, a isenção total do pagamento da tarifa fixa e da tarifa variável de água e saneamento, como uma medida de apoio e incentivo ao trabalho que estas desempenham no apoio à comunidade mais idosa e com necessidades.

Estas medidas, que vão para ratificação à próxima reunião de segunda-feira da Câmara, vão ser operacionalizadas pela empresa municipal Águas de Coimbra, sendo de ressalvar que as faturas já emitidas e eventualmente pagas relativamente ao mês de abril vão ser regularizadas nos meses seguintes, aplicando-se na mesma a isenção determinada.

Recorde-se que, a 01 de abril, Manuel Machado apresentou um pacote de 22 medidas municipais de emergência para apoiar as famílias, as associações e as empresas perante os impactos negativos da pandemia de COVID-19, sendo que posteriormente foram determinadas várias outras medidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE