Coimbra

Coimbra recorda Carlos Paredes com visita e Fado na Torre d’Anto (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-02-2022

A Câmara Municipal de Coimbra evocou, esta tarde, a data do nascimento de Carlos Paredes através de uma visita acompanhada e uma atuação musical no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra do Museu Municipal, na Torre d’Anto.

PUBLICIDADE

Durante a visita à Torre d’Anto, onde o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra dedica três pisos a Carlos Paredes e à Canção de Coimbra, é possível observar vários objetos pessoais do músico e conhecer a história do Fado.

No 1º piso, podemos perceber a origem do Fado com as suas primeiras gravações no século XIX. Em exibição encontram-se três guitarras de Carlos Paredes. Destaque para dois desses instrumentos que foram utilizados pelos intérpretes, esta tarde, na atuação de homenagem e que foram deixados à cidade por testamento do fadista conimbricense, em 1994.

PUBLICIDADE

Já o 2º piso remete para os anos cinquenta do século XX. Os artistas incorporavam poemas tradicionais para os musicar. Nasce uma geração de ouro de grandes fadistas, cantores, guitarristas, poetas e compositores. Também a rádio ganha projeção e “lança” o Fado no ar. Nesta época, a guitarra ainda não apresenta a sua forma, de lágrima, como é hoje conhecida.

Por último, no 3º piso, o museu volta à contemporaneidade e fala-se da criação da escola de Fado e de como este se adaptou ao longo dos tempos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da visita para assinalar o nascimento do fadista, decorreu a atuação musical “Guitarras e guitarradas de Paredes”, com Ni Ferreirinha, Bruno Costa, Paulo Soares e Rui Ferreira.

Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, esteve no evento e ao NDC disse que esta foi uma “evocação mais que justa” já que “Carlos Paredes é um conimbricense de gema e na passada quarta-feira completaria 96 anos”.

O vereador destacou ainda a importância que tem para Coimbra o espólio do músico: “A guitarra, o Fado e a Canção de Coimbra são património inestimável e inigualável da nossa cidade e do país”. Lembrando o trabalho de Carlos Paredes e o reconhecimento que trouxe à cidade, o autarca concluiu que “vale sempre a pena celebrar Paredes, celebrar a Canção de Coimbra”.

Veja o vídeo direto NDC de homenagem a Carlos Paredes:

Veja o vídeo direto NDC de Bruno Costa e Ni Ferreirinha:

Veja o vídeo direto NDC de Paulo Soares e Rui Ferreira :

Veja o vídeo direto NDC de Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE