Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Coimbra recebe pela primeira vez arquivistas de todo o mundo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-03-2019

Realiza-se em Coimbra, entre 6 e  9 de março, na Faculdade de
Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o IX Seminário Internacional de
Saberes Arquivísticos (SESA), dedicado ao tema “Arquivo(s) e Identidade(s)”.

PUBLICIDADE

A conferência de abertura, no dia 6 de março, pelas 10 horas é proferida por Luís Pedro Correia Policarpo, representante do Gabinete Nacional de Segurança no Comité de Arquivos da NATO.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelas 15:45 realiza-se a mesa redonda subordinada ao tema “Arquivos da Lusofonia”.

Rafael Capurro encerra o SESA, dia 8 de março, sexta-feira, pelas 16:15 com a conferência subordinada ao tema “Stable Knowledge?”.

PUBLICIDADE

Rafael Capurro é filósofo, professor, e pós-doutorado em filosofia prática, conhecido por ser a principal referencia nas áreas de Ciência da Informação e Ética da Informação. É também o fundador do centro de pesquisa International Center for Information Ethics e responsável pela revista científica International Review of Information Ethics.

Maria Beatriz Marques e Liliana Esteves Gomes, docentes da FLUC e coordenadoras gerais da organização referem que o SESA 2019 tem três grandes objetivos: “a internacionalização da Secção de Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade e do SESA, através do reposicionamento da informação como fonte de poder, e
dos arquivos como sistemas de informação que, através do seu valor probatório e informativo, atuam como agentes privilegiados na garantia de direitos  e deveres dos cidadãos; afirmar o caráter trans e interdisciplinar da Ciência da Informação e, através do seu tema específico – Arquivo(s)  e Identidade(s) – alargar  o âmbito do projeto SESA a todos os países de Língua Portuguesa, colocando Coimbra (Portugal) como ‘ponte’ para a
criação de um património comum e de uma memória coletiva”.

Esta 9.ª edição, a primeira de carácter internacional concretizada no nosso país, conta com a participação de entidades e especialistas de Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Ao longo de três dias, o Seminário incluirá conferências, mesas-redondas, workshops e comunicações, envolvendo cerca de 150 participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com