Coimbra

Coimbra recebe Campeonato Europeu de Rugby Sub-20

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-10-2021

O Estádio Municipal “Cidade de Coimbra” é o palco escolhido para o jogo entre Portugal e Japão, que se irá realizar no dia 13 de novembro, pelas 17h10. Já o Estádio Municipal de Taveiro e o Estádio Universitário vão voltar a acolher o Campeonato Europeu de Rugby Sub-20, à semelhança do que ocorreu em 2019, entre os dias 7 e 12 de novembro.

PUBLICIDADE

As competições foram apresentadas esta manhã em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na qual participou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, o vereador do Desporto, Carlos Lopes, o presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), Carlos Amado da Silva,o vice-presidente da FPR, Ricardo Nunes, o treinador principal da Seleção A, Patrice Lagisquet, e o jogador dos Lobos, Nuno Gomes.

A seleção portuguesa de Rugby – os Lobos – vai defrontar a equipa do Japão, a 13 de novembro, no Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”. Um jogo sob a égide da World Rugby, na designada “Janela Internacional de Novembro”, que traz a Coimbra a equipa do Japão, atual 10ª classificada do ranking mundial da modalidade, no âmbito da sua digressão pela Europa. Este será mesmo o primeiro Portugal-Japão oficial que concederá internacionalizações aos participantes e cujo resultado contará para o ranking da World Rugby.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas Coimbra vai ainda ser palco do Campeonato Europeu de Rugby Sub-20, que se irá realizar nos estádios Municipal de Taveiro e Universitário, entre os dias 7 e 12 de novembro. A seleção lusa vai defender o título de tricampeões desta competição, que vai ser disputada com as seleções de Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa, Rússia, Países Baixos e Bélgica.

Na apresentação destes eventos internacionais de rugby, o presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, salientou que “não há dúvida que o nosso apoio a estes dois eventos não é só pelo desporto”, sendo “um investimento na divulgação da imagem de Coimbra”. “É uma oportunidade de divulgação de Portugal e Coimbra no Japão”, destacou o autarca.

PUBLICIDADE

O presidente da FPR também salientou que este evento, para além da vertente desportiva, terá uma forte índole turística, uma vez que o jogo da seleção principal será também transmitido no Japão. Carlos Amado da Silva elogiou o progresso que a modalidade tem tido em Coimbra, incentivando à continuidade do investimento e no apoio público a estes eventos. “Eu gostava muito de ver o campo cheio”, disse o dirigente, incentivando as famílias de todo o país a visitarem Coimbra.

Por seu turno, o vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Lopes, destacou que para Coimbra “é um orgulho termos um jogo desta importância entre nós”. “Historicamente o Japão tem enormes ligações ao nosso país e Coimbra deverá empenhar-se em articular essa relação e este poderá ser um ponto de partido para essa união”, concluiu.

Na cerimónia intervieram também o vice-presidente da FPR, Ricardo Nunes, o treinador principal da Seleção A, Patrice Lagisquet, e o jogador dos Lobos, Nuno Gomes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE