Cidade

Coimbra recebe a maior fatia dos prémios de requalificação urbana do Centro 2020

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-05-2021

Coimbra é contemplada com o maior prémio da lista dos “centros urbanos de nível superior” que desenvolveram os PEDU revelou hoje a Autoridade de Gestão do programa Centro 202o, que vai distribuir 23 milhões de euros por 75 municípios da região para premiar o seu desempenho na execução de projetos na área urbana.

PUBLICIDADE

Este valor de “quase um milhão de euros vai aumentar a comparticipação de fundos europeus de obras” já previstas no plano de desenvolvimento urbano, designadamente, as obras do mercado, requalificação do quebra costas, beco da carqueja e largo da sé velha, revelou a presidência da Câmara ao Notícias de Coimbra, confirmando que este prémio “liberta dinheiro para outras obra”, uma vez que vai ser possível financiar as referidas quase a 100 por cento.

Desse montante, 8,5 milhões de euros são atribuídos a 24 autarquias que concretizaram Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), disse à agência Lusa a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.

PUBLICIDADE

publicidade

“Na contratualização para efeitos de obras de requalificação urbana, celebrada com os 100 municípios da região, estava prevista uma avaliação dos respetivos programas”, recordou.

Foi na sequência dessa avaliação, efetuada em fevereiro, e tendo “em conta os níveis de execução físicos e financeiros”, que a Autoridade de Gestão, “dentro das disponibilidades orçamentais existentes”, fixou o montante para cada um dos 75 prémios, explicou.

PUBLICIDADE

As verbas concedidas “destinam-se obrigatoriamente a investimentos em requalificações urbanas ou para reforçar candidaturas já aprovadas e em obra”, ou ainda “para novas candidaturas cujos projetos tenham níveis de maturidade elevados”, acrescentou a antiga presidente da Câmara Municipal de Leiria, Isabel Damasceno.

Coimbra é contemplada com um prémio de 940.717 euros, o mais elevado daquela lista de 24 “centros urbanos de nível superior” que desenvolveram os PEDU.

Seguem-se os municípios de Leiria (787.641 euros), Aveiro (551.071 euros) e Torres Vedras (517.672 euros).

Já na execução dos planos de ação de regeneração urbana (PARU), foram distinguidos 51 municípios, classificados como “centros urbanos complementares”, cujos prémios totalizam 14,5 milhões de euros.

Destes, foram premiados com mais de 500 mil euros os concelhos de Anadia (634.360 euros), Estarreja (596.488 euros), Albergaria-a-Velha (558.323 euros), Porto de Mós (541.331 euros) e Oliveira do Bairro (513.314 euros).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE