Cidade

Coimbra quer reforçar frota dos SMTUC com 14 novos autocarros elétricos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-10-2018

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira, uma proposta de submissão de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Esta candidatura representará um investimento total estimado de seis milhões de euros.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC, a “proposta surge da oportunidade recentemente criada com o aviso para a apresentação de candidaturas ao POSEUR para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

PUBLICIDADE

O aviso possibilita uma candidatura promovida pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), aprovada por unanimidade no CA, que será agora discutida em reunião do executivo camarário.

A candidatura prevê a aquisição de cinco autocarros elétricos ‘standard’, de 12 metros, e nove miniautocarros elétricos, de seis metros. Já nas instalações dos SMTUC, situadas na Guarda Inglesa, será colocado um novo transformador, dedicado ao carregamento das viaturas elétricas. Será ainda contratada assistência técnica específica para o projeto e monitorização dos resultados, acrescenta a edilidade.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia diz que pretende “renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos. Os SMUTC comprometem-se, ainda, a abater um autocarro em fim de vida por cada autocarro elétrico recebido”.

Trata-se de um investimento total estimado de 5.959.350 euros (IVA incluído), dos quais 2.661.750 euros (+IVA) poderão ser comparticipados por fundos comunitários e o restante será financiado pela autarquia.

Recorde-se que nos últimos cinco anos a CM Coimbra adquiriu mais de 40 autocarros (sendo 2 híbridos e 10 elétricos), num investimento de cerca de 9 milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes que é superior a outros tantos 9 milhões de euros anuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE